Segundo a análise do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômica e Social (Ipardes) feita a partir dos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná acumulou uma alta de 2,7% entre julho de 2023 e junho de 2024. Neste período, o desempenho da economia estadual ficou acima da média nacional (2,5%) e de países como Espanha (2,4%), México (2,1%), Portugal (1,7%), França (1,1%), Reino Unido (0,3%) e Japão (0,1%).
O estado também vem se destacando em exportações de mercadorias como carnes suínas, fertilizantes e óleos vegetais, ultrapassando São Paulo e Rio Grande do Sul. Além disso, apenas em 2023, por possuir um favorecimento geográfico que conecta a Região Sul com outras regiões do país e por fazer fronteira com o Paraguai e Argentina, o Paraná atingiu uma receita de U$25,2 bilhões de produtos vendidos para outras nações, colocando-o como o quinto estado que mais exportou.
Com o objetivo de seguir aumentando sua representatividade, o estado paranaense foi o terceiro que mais investiu em rodovias, ficando atrás apenas de São Paulo e Bahia, com uma aplicação de R$4,4 bilhões entre janeiro e agosto deste ano, valor R$ 2 bilhões maior do que o registrado no mesmo período de 2023.
Para Silvio Kasnodzei, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (SETCEPAR), o ano de 2024 teve pontos positivos para o transportador, mas ainda há muito o que ser feito. “Para os paranaenses, o aprimoramento da iluminação em algumas vias, principalmente na região de Londrina, e a retomada das conceções dos lotes pedagiados foram dois marcos importantes. Agora, precisamos que os demais lotes sejam retomados com urgência”.
Silvio destacou que o setor de transportes está com boas expectativas para o próximo ano, mas ponderou a necessidade de ampliar os trechos da BR 376 e BR 277, que ligam Ponta Grossa e Guarapuava à Palmeira e se juntam ao se aproximar de Curitiba no trecho que leva ao porto de Paranaguá. Segundo o presidente, este projeto já tramita no poder público e sua evolução é aguardada pelo setor local.
“Estamos otimistas com as oportunidades que existem para 2025, principalmente com o estudo do complexo rodoviário no Litoral do PR, que pode viabilizar a ligação das BR 116, BR 277, BR 376 e a PR 508 e assim melhorar o acesso aos portos paranaenses. Também aguardamos ansiosamente a liberação da ponte de integração entre o Brasil e o Paraguai, além é claro, do avanço econômico”, acrescenta Kasnodzei.