Pelo segundo ano consecutivo, a Renault é reconhecida com o Selo Clima Paraná, iniciativa liderada pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) com o objetivo de reconhecer as empresas que decidem, voluntariamente, medir, divulgar e reduzir a sua pegada de carbono para combater as mudanças climáticas.
A Renault do Brasil conquistou o selo Clima A (mercado externo), indicando que as práticas ESG da marca estão no mais alto nível de alinhamento com os compromissos firmados pelo Governo do Estado, como a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A décima edição da premiação registrou aumento de 39% nas inscrições, totalizando 184 empresas concorrentes. Entre as ações levadas em consideração para o recebimento da certificação estão, por exemplo, a utilização de fontes renováveis de energia e medidas compensatórias para a redução de gases de efeito estufa; no eixo social, a implementação de programas de bolsa de estudos; e para o eixo de governança, implantação de programas internos para o desenvolvimento de novas tecnologias e de compliance.
”Conquistar novamente o Selo Clima Paraná mostra que estamos no caminho certo em nosso compromisso com a transparência e o progresso contínuo na gestão dos impactos da nossa atividade, no que diz respeitos aos aspectos ESG – ambientais, sociais e de governança”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
A Renault preza pelo respeito rigoroso da legislação ambiental vigente, assegurado há quase duas décadas pela certificação ambiental ISO 14001 do Complexo Industrial Ayrton Senna. Além disso, a nova política de responsabilidade socio ambiental do Renault Group, anunciada em 2021 estabelece compromissos públicos em três eixos de atuação: a contribuição para a transição ambiental, pela neutralização das emissões de carbono; a segurança dos clientes no trânsito e dos colaboradores no local de trabalho; e a inclusão, favorecendo a empregabilidade, a equidade e a solidariedade.
A marca é referência no que diz respeito ao meio ambiente e iniciativas para a descarbonização. Da área total do Complexo Ayrton Senna, cerca de 40% (900 mil metros quadrados) são de Mata Atlântica preservada. Desde 2016, o Complexo é aterro zero, ou seja, todos os resíduos são destinados de forma a fomentar a reciclabilidade e a economia circular dos mesmos. Além disso, 100% da energia elétrica que abastece as fábricas de veículos e demais atividades operacionais é de origem limpa e fotovoltaica, por meio de geração própria.
As ações sociais são lideradas pelo Instituto Renault. Nos últimos 14 anos, já são mais de 940 mil pessoas impactadas. Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade. Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 270 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.
No aspecto da governança corporativa destaca-se a publicação do Relatório de Sustentabilidade há 14 anos consecutivos, elaborado de acordo com as Normas GRI (Global Reporting Initiative). O documento 100% on-line traz informações sobre o desempenho da empresa e os compromissos da marca com a transparência e o enfrentamento dos desafios relacionados aos aspectos ESG, que abrangem os temas ambientais, sociais e de governança corporativa.