Lançamentos

Pequenos grandes luxos: itens de conforto que não abrimos mão nos carros

Segurança e dirigibilidade precisam andar juntos, por isso assistentes pessoais nos carros estão em um movimento crescente e divididos basicamente entre os níveis básico, intermediário, que agrega dirigibilidade e conforto, e os específicos para cada ocasião, mais presentes em modelos esportivos, que englobam acessórios de superluxo, para pets etc.

Os básicos hoje são os que normalmente não estavam presentes nos antigos carros populares, como o ar-condicionado, direção hidráulica e vidro elétrico. Atualmente os veículos têm mais do que isso, mesmo as versões de entrada. Ninguém mais quer girar a manivela para abrir ou fechar o vidro, ou fazer musculação na hora de estacionar.

Indo para o segundo nível, conforto e dirigibilidade estão lado a lado, como motorista e passageiro. Nesse quesito entram itens como piloto automático e a câmera de ré. São coisas para o dia a dia, tanto para quem anda na cidade como para quem pega a estrada. Entra aqui também como item de conforto o painel multimídia, que facilita a interface com a tecnologia, o bluetooth para telefonia (atender chamadas) e o GPS.

Indo para o topo da pirâmide, entramos em assuntos mais específicos     . Os esportivos em geral trazem itens como abafadores de som, filtros de ar, lâmpadas de xênon, chips de potência, molas diferenciadas. No quesito ‘superconforto’, há itens para, por exemplo, prender gaiola de pet, minigeladeira, pneus com tecnologia antifurto, que se mantêm com boa pressão até você chegar ao mecânico, rastreador sonoro da chave digital, sistema start-stop de acionamento de motor,por meio do qual a chave não precisa estar na ignição, chave elétrica que abre porta-malas automaticamente pelo botão. São gadgets que interagem e auxiliam o dia a dia dos motoristas.

Foi-se o tempo em que os compradores estavam preocupados se o carro viria com protetor de cárter, cinto de segurança com três pontos e extintor de incêndio. Já estamos acostumados com isso. Queremos conforto e tecnologias adaptadas ao nosso cotidiano, facilidade para colocar cadeirinha de bebê, transportar os pets, fazer chamadas, ou não ter que ficar segurando compras de supermercado em uma das mãos e abrir o carro na chave com a outra.

*Gustavo Braga é diretor de comunicação da Carupi, startup de tecnologia que facilita o trâmite de compra e venda de automóveis – carupi@nbpress.com / https://carupi.com/