Pint of Science, evento que une cerveja e ciência, está de volta a Foz do Iguaçu

O Pint of Science está de volta. O maior festival mundial de divulgação científica em bares e restaurantes acontece pelo segundo ano consecutivo em Foz do Iguaçu. Será nos dias 20, 21 e 22 de maio em seis bares da cidade, sempre após as 19h. A entrada é gratuita. Este ano, 24 países do mundo todo sediam o evento. O Brasil é o campeão em participação com 87 cidades.

Segundo o coordenador local do Pint of Science, o professor Fransciney do Nascimento, da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila), o objetivo do evento é popularizar a ciência para o público e demonstrar o impacto da pesquisa científica no cotidiano. “Mesmo sem percebemos, a ciência está envolvida nos produtos que usamos, nos avanços da medicina, em nossas relações interpessoais e até em nossos momentos de lazer”, afirmou.

Durante o Pint of Science, a comunidade poderá conversar com os palestrantes sobre os mais diversos temas científicos: da astronomia à história, da genética à evolução. Os palestrantes são professores e pesquisadores de instituições como Unila, Unioeste, USP, UFRJ, UFPR e Univasf. O youtuber do Canal Nerdologia Filipe Figueiredo é um dos convidados.


Em sua segunda edição, o “Pint Foz” quer repetir o sucesso do ano passado, quando reuniu mais de 600 pessoas nos três dias de evento. Como slogam “Desperte a ciência em você”, o evento tem o objetivo de resgatar o interesse das pessoas pelo fazer científico. “Queremos propor que cada um redescubra aquela curiosidade pela ciência que a gente tinha em nossa infância”, ilustrou Nascimento.

Com entrada gratuita – o único custo é da consumação individual –, o evento é indicado para pessoas de qualquer nível de formação. Não é necessário fazer reserva, mas recomenda-se chegar mais cedo, porque os bares costumam lotar. O Pint Foz é organizado pela Unila e tem o patrocínio do Parque das Aves e da Cataratas SA. O site do evento é: http://pintofscience.com.br/events/fozdoiguacu.

Seis bares, seis temas

Assim como aconteceu em 2018, o Pint Foz leva a ciência para seis bares, nas três noites de evento. O Hell’s Dogs Motorcycle Bar (Avenida Paraná, 3.555) é um dos que recebem o evento pelo segundo ano consecutivo. “É uma proposta muito interessante, a de levar o assunto científico de forma informal”, avalia Vinicius Peixoto, um dos sócios do bar. “Ano passado, a organização foi perfeita, com temas muito pertinentes. Estamos felizes em receber novamente”.

Já o 277 Craft Beer (Avenida Marechal Floriano, 790) tem sua estreia de Pint Foz, em 2019. O espaço, que reúne fábrica de cerveja e bar, nasceu da ideia do professor e doutor da UFRJ Agenor Macari Jr. em unir a ciência de fazer a cerveja com o prazer de apreciá-la. “O 277 tem tudo a ver com o evento. O bar está de portas abertas para receber pessoas de mentes abertas”, resumiu Agenor.

Confira a programação

Segunda-feira (20/05)
– Fronteira Gastronômica: Os dinossauros estão entre nós?
– Mr. Hoppy: Enigmas da Astronomia

Terça-feira (21/05)
– Eden Bar: Mulheres na ciência
– Guns n’ Beer: Bebês sob encomenda: Projete o seu!

Quarta-feira (22/05)
– 277 Craft Beer: As controvérsias do revisionismo histórico
– Hell’s Dogs: Sexo, drogas e rock and roll

fonte: assessoria

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest