Lançamentos

Pneus de SUV exigem cuidados diferenciados: Tem 8 milhões circulando pelo país

Uma categoria de automóveis que caiu nas graças dos brasileiros foram os modelos SUV (Sport Utility Vehicle). Registraram um crescimento de 4% no último ano. Em consequência desse aumento de SUVs nas ruas brasileiras, crescem também as buscas por itens de manutenção e cuidados para manter o veículo em ordem. Em números, o Brasil contém mais de 8 milhões desses modelos circulando. Até o final de 2016, mais 12 modelos SUV estarão disponíveis no mercado.

Com um perfil diferente de outros modelos de automóveis, os pneus dos SUVs merecem atenção dos proprietários para garantir e manter o conforto no carro. De acordo a DPaschoal, empresa ligada à Associação Brasileira de Revendedores de Pneus (ABRAPNEUS), os pneus desse modelo de carro se diferenciam pelo perfil mais alto, e o uso misto em situações urbanas e fora do asfalto. Esses pneus são desenvolvidos e instalados nos SUVs para suportarem o uso em variadas situações e nos diversos terrenos, já que muitos modelos são equipados com trações 4×4. 

Apesar das medidas e uso diferentes, o primeiro item do pneu de um SUV é a calibragem.  A DPaschoal destaca que a calibragem deve ser feita semana ou quinzenalmente, nos casos de uso urbano ou misto (on road e off road), respectivamente. Se o procedimento da calibragem não for feito corretamente, pode causar danos na estrutura do pneu, diminuindo o tempo de vida útil do item. 

Para ajudar a manter o pneu calibrado, vale destacar a proteção correta das válvulas de ar. Veículos utilizados em percurso off road uma dica importante para manutenção da calibragem é manter as válvulas com as tampinhas. Caso contrário, a presença de barro pode trazer danos nas válvulas e consequentemente perda de pressão e desgaste prematuro nos ombros. 

Além da calibragem em dia, o proprietário deve prestar atenção no balanceamento e alinhamento do veículo, já que muitos rodam em terrenos variados. A escolha de um pneu adequado pode garantir um melhor desempenho, conforto ao dirigir e até mesmo economia. E sempre seguir as orientações colocadas pelo fabricante no manual do veículo. O presidente da entidade informa que, devido à mudança constante no percurso, é necessário prestar atenção na suspensão do veículo. 

Estepe: cuidados necessários

Muitos modelos de SUV, por um aspecto visual, optam por carregar o estepe no exterior do veículo. Essa exposição à temperatura e outras intempéries merecem cuidados especiais por parte do motorista. O pneu extra merece tanta atenção quanto os de rodagem. Como o pneu passa por situações diferentes, como chuva, sol e vento, o adequado é protegê-lo com uma capa especial, para evitar o desgaste prematuro. Válido lembrar, e sempre importante, que o estepe deve ser calibrado com 3 ou 4 libras à mais do que as aplicadas nos pneus em uso. 

Fonte: Com assessoria

Deixe uma resposta