Lançamentos

Polo Automotivo de Betim completa 45 anos e avança para produzir nova geração de veículos

O Polo Automotivo de Betim completa 45 anos de operação nesta sexta-feira, 9 de julho de 2021. É uma das maiores fábricas de automóveis do mundo e está em processo permanente de modernização, recebendo contínuos investimentos para continuar a ser uma referência em tecnologia automotiva.
Novas áreas de desenvolvimento de veículos foram implantadas simultaneamente à modernização de instalações, equipamentos, processos e sistemas a partir do conceito da Indústria 4.0, no maior ciclo de investimentos realizado no Polo Automotivo de Betim, que possui plena capacitação para desenvolver, desenhar, projetar, testar e produzir veículos de classe mundial.
Desta fábrica saem os modelos de veículos que estão entre os mais vendidos no Brasil – a picape Fiat Strada, líder absoluta de vendas no país, além do Argo e Mobi, entre outros modelos. Em breve, de suas linhas de produção sairá também o Fiat Pulse, primeiro SUV desenvolvido e fabricado em Betim. O sucesso destes modelos fez da Fiat a marca líder do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves.
A comemoração dos 45 anos coincide com a volta da marca ao topo do mercado. No primeiro semestre do ano, a Fiat foi a marca mais vendida, com 22,1% de participação de mercado acumulada. Também é a marca líder na América do Sul no período, com 14,8% de participação nas vendas totais.
“Temos muito orgulho de nossas raízes mineiras. Há 45 anos, a Fiat iniciou suas operações aqui em Betim e começou a produzir automóveis que agradaram o consumidor de todo o Brasil. Investimos muito, inovamos sempre e impulsionamos a instalação de dezenas de fornecedores no entorno de nossa fábrica”, disse o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa. “Como resultado, consolidamos um extenso e diversificado parque industrial automotivo, conquistamos a liderança do mercado brasileiro e sul-americano e empregamos milhares de pessoas que desenvolveram seus talentos e são hoje nosso grande diferencial”, acrescentou.
O Polo Automotivo, além de ser uma fábrica moderna e um centro completo de desenvolvimento de veículos de classe mundial, é também a sede da Stellantis para a América do Sul. A empresa, constituída em janeiro deste ano, é resultado da fusão da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) com o Groupe PSA. É um dos maiores grupos automotivos do mundo, detentor de 14 marcas icônicas e líder mundial no desenvolvimento da mobilidade sustentável.
O Polo Automotivo de Betim também é o maior centro de produção de powertrain da América Latina, com capacidade para produzir 1,3 milhão de motores e transmissões por ano. São produzidas três famílias de motores: Fire, Firefly e GSE Turbo.