Turismo

Prêmio Alvar Núñez Cabeza de Vaca reuniu moradores das três fronteiras

Foto: Marcos Labanca

A região trinacional entre a Argentina, Brasil e Paraguai viveu um verdadeiro congraçamento na entrega do 1º Prêmio Alvar Núñez Cabeza de Vaca. Moradores de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú, de diversas nacionalidades, celebraram o turismo homenageando as personalidades e as boas práticas corporativas, ambientais e sociais desenvolvidos nos três países. 

O grande momento da noite de gala na última sexta, no Wish Resort Golf Convention, foi o anúncio dos cases avaliados pela comissão composta por diferentes entidades das três fronteiras e um júri externo. Também foi anunciada a lista das dez personalidades brasileiras, quatro argentinas e cinco paraguaias, com contribuição relevante para o desenvolvimento do setor.

Os projetos do Amérian Portal del Iguazú Hotel (AR), Parque das Aves (BR) e Reserva Privada Maharishi (PY) venceram na categoria Compromisso Ambiental. Duty Free Shop (AR), Parque Tecnológico Itaipu (BR) e Camara de Empresarios de Ciudad del Leste (PY) tiveram seus projetos sociais eleitos na categoria Compromisso Social.

Já na categoria Inovação, os ganhadores foram os projetos da La Toscana Trattoria (AR), Associação Ciclística Cataratas do Iguaçu (BR) e Jesuitas Plaza (PY). E em Projeto Integrador, os eleitos foram a Feira de Artesanías del Mercosur (AR), o Festival de Turismo das Cataratas (BR) e a Fundación Moisés Bertoni (PY).

Personalidades

Os homenageados na categoria Personalidade do Turismo, no Brasil, foram Ademilde da Rosa Morales, Alex Peter Schorch, Anna-Sophie Helene Croukamp, Carlos Silva, Felipe Gonzalez, Gilmar Piolla, Jaime Nascimento, Maria José Portinho, Paulo Angeli e Vilson dos Santos. 

 

Os homenageados da Argentina foram Claudio Alvarez (Iturem), Lilian Zakidalski (Vinoteca Oda), Patricia Durán (Turismo Cuenca del Plata) e Otto Waidelich (La Aripuca). E no Paraguai: Aberto Cabrera (Amaszonas), Natalia Ramirez Chan (Codeleste), Faisal Hammoud (Monalisa), Oscar Sanchez (Aqua Parana Tour) e Víctor González Acosta (arquiteto).

A indicação dos nomes, com posterior votação na primeira etapa para a categoria de pessoa física, ocorreu pela internet de setembro a novembro. O 1º Prêmio Alvar Núñez Cabeza de Vaca prestou uma homenagem ainda aos “Amigos da Fronteira”, com a entrega de um troféu para o governador argentino da província de Misiones, Maurice Fabián Closs, o Sebrae PR, o IDESF (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras) e a Revista 100 Fronteiras, do Brasil, e a DTP Tour Operator (Desarrollo Turístico Paraguayo), a Lleva Tour Operator e a Mavani Tour Operator, do Paraguai.

O que é?

O Prêmio Alvar Núñez Cabeza de Vaca é uma realização do POLOIGUASSU em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), a Paraná Turismo, o Ente Municipal de Turismo de Puerto Iguazú (Iturem) e a Senatur, de Ciudad del Este. A Itaipu Binacional, o Iguassu Convention & Visitors Bureau e o Fundo Iguaçu são apoiadores.

 

Patrocinadores – O evento não teria o alcance e a importância que teve para a difusão das boas práticas inscritas das empresas e instituições participantes e o reconhecimento das personalidades da região sem o apoio de nossos patrocinadores. 

A Cataratas S/A, o Duty Free Shop e o Fundo Iguaçu foram patrocinadores na categoria “Cedro” do evento. O Parque das Aves, a Frontur e o Iguassu Convention & Visitors Bureau também patrocinaram o evento, na categoria “Ipê”. E na condição de patrocinadores “Erva-Mate” estiveram o La Rueda Restaurante, Loumar Turismo, Hotel Del Rey, Dy Produções Artísticas, El Quinco Del Tio Querido, Foz Outdoor, Aripuca e Caracol Internacional.

 

Deixe uma resposta