A Ford Europa está contente com o início em alta do novo Ford Focus. A subsidiária europeia anunciou que o esportivo foi eleito “Carro do Ano 2016” pela publicação Vehicle Dynamics International (VDI), a mais famosa do mundo na especialidade, e pela legendária revista Top Gear, ambas do Reino Unido.
Ao mesmo tempo, a Ford informou que a procura pelo Focus RS vem crescendo rapidamente na Europa: já soma 6.200 encomendas, quase o dobro do esperado. A sua produção foi iniciada na Alemanha e as primeiras unidades começam a ser entregues aos consumidores da região.
O novo Focus RS lidera uma nova era para os modelos esportivos da Ford na Europa, que têm a expectativa de crescer 50% este ano, depois de avançar 61% no ano passado. A linha formada pelos modelos Fiesta ST, Fiesta ST200, Focus ST, Mustang, Ford GT e Focus RS deve somar 40 mil unidades na Europa em 2016.
Prêmio VDI
Além da premiação ao carro, a equipe da Ford Performance que desenvolveu o hatch esportivo também venceu como Time do Ano.
O prêmio VDI reconhece anualmente as melhores ideias, inovações tecnológicas e conquistas no desenvolvimento da dinâmica veicular.
Primeiro carro da Ford a vencer nessa categoria, o Focus RS é equipado com uma versão especial do motor 2.3 EcoBoost de mais de 350 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos – é o modelo RS mais rápido da marca.
Ele também é pioneiro na tecnologia de tração nas quatro rodas com vetorização dinâmica de torque, da Ford Performance, que atinge um novo nível de dirigibilidade, tração e velocidade em curvas. Seus modos de direção incluem o “Drift Mode”, para derrapagens controladas, e controle de arrancada.
Opiniões especializadas
O júri da premiação, formado por 23 jornalistas automotivos independentes de todo o mundo, elogiou o Focus RS pelas características únicas de dirigibilidade e “puro prazer de dirigir”. “O Ford Focus RS reescreveu completamente as regras da categoria hatch,” destacou Alvaro Sauras, da Autofácil/EVO, Espanha. “Ele é, de longe, o carro mais divertido de dirigir, com características que os concorrentes não conseguem igualar”, comentou Nicol Louw, da revista CAR magazine, África do Sul. “A combinação de dirigibilidade, segurança e ousadia do modo Drift resultam em um desempenho e puro prazer de dirigir como poucos carros oferecem”, acrescentou Jim Kenzie, da Toronto Star, Canadá.
“Elevamos o padrão do Focus RS para oferecer um hatch esportivo de classe mundial merecedor do distintivo Rallye Sport e com a experiência dinâmica mais emocionante da linha”, diz Tyrone Johnson, gerente de engenharia veicular da Ford Performance. “É uma honra receber dois prêmios da Vehicle Dynamics International e um orgulho desenvolver um carro que cria novos padrões de desempenho no segmento de hatches esportivos”.
Sucesso na Europa
As vendas iniciais do Focus RS refletem as expectativas do público europeu pelo modelo.A cor azul Nitrous é a favorita – com o triplo da segunda colocada, o branco Frozen.
Mais de 50% dos clientes optam pelos bancos dianteiros tipo concha RS Recaro, com maior suporte lateral para pistas rápidas, e 60% pelas rodas de alumínio com acabamento preto, mais resistentes e com peso quase 1 kg menor por roda.
O opcional mais procurado, por quase dois terços dos clientes, são os poderosos freios Brembo com pinças pintadas de azul.
Fonte: Assessoria