Quatro milhões de veículos produzidos e sucesso do Kardian marcam o ano de 2024 da Renault do Brasil

Em 2024, o Complexo Ayrton Senna (CAS), em São José dos Pinhais (PR), que possui duas fábricas dedicadas à produção de carros de passeio e veículos comerciais leves, e que emprega 5.000 colaboradores, alcançou a importante marca de quatro milhões de veículos produzidos no Brasil, ao longo de 26 anos. O quarto milionésimo veículo a sair da linha de produção foi o Renault Kardian. Em 2024, a Renault emplacou no Brasil 139.214 veículos, registrando um crescimento nas vendas de 10,3% e exportou 51.925 unidades.

“O ano de 2024 fica marcado na história da Renault do Brasil pelo sucesso do Kardian, que está conquistando o mercado brasileiro, a admiração dos nossos clientes e já recebeu diversos reconhecimentos da imprensa especializada, além de ser um sucesso de exportação. Tudo isso é motivo de muito orgulho para os 5.000 colaboradores da Renault do Brasil”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

O Kardian é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual da Renault, inaugurou uma nova fase da marca, conquistando dez premiações no Brasil e também foi eleito Auto del Año 2025 na Argentina. Em seu primeiro ano, o modelo já alcançou 30.740 veículos produzidos. E ainda superou as expectativas na exportação com 13.233 unidades enviadas a nove países da América Latina.

O Kardian é um carro completamente novo, moderno e tecnológico, que traz a nova plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform) e se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados no segmento superior, como o freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e as regulagens do sistema Multi-Sense que permitem customizar a condução e o ambient lighting, com personalização com oito cores diferentes, além das regulagens do sistema de direção e da resposta do conjunto motor/câmbio.

Com o lançamento da versão Evolution com câmbio manual de seis marchas. O Kardian também se tornou o único SUV do segmento B com motor 1.0 turbo e câmbio manual.

O Renault Master consolidou a sua liderança no segmento de furgões (FU3) pelo 11º ano consecutivo, e alcançou o segundo melhor ano da história em emplacamentos no Brasil, com 11.080 unidades.

Em 2024, a Renault também teve outras novidades: começou o ano anunciando em janeiro uma importante renovação da gama Duster, com as novas versões Intense Plus e Iconic Plus, com aprimoramentos em design, equipamentos inéditos e mais tecnologias de segurança. Em março, apresentou uma nova versão da picape Oroch, a Iconic, equipada com o motor 1.6 SCe Flex.

Em junho, ampliou a sua gama de veículos comerciais com o lançamento do Kangoo 1.6 SCe Flex, modelo que chegou importado da Argentina trazendo a maior capacidade de carga do segmento de furgões compactos, com 750 kg e exclusiva porta lateral deslizante. O modelo também demonstrou toda a sua versatilidade, sendo apresentado em diferentes versões transformadas em parceria com transformadores homologados pelo “Agrément Renault”.

ESG

Após três anos de sucesso do Prêmio ESG Renault e mais de 10 mil iniciativas ESG implementadas pela rede de concessionárias da marca em todo o país, a Renault deu um passo além na governança dos temas ESG com o lançamento do Selo ESG Renault, programa que certifica as concessionárias que atendem aos requisitos socioambientais da marca nos eixos de meio ambiente, impacto social e governança corporativa, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

A Renault Barigüi Parque, em Curitiba (PR), foi a primeira concessionária sustentável da marca no país. A loja utiliza energia limpa e renovável em suas operações, é aterro zero, ou seja, cerca de 15 toneladas de resíduos gerados por ano são destinados de forma ambientalmente adequada, além de ser carbono neutro. No aspecto social se destaca o incentivo aos projetos sociais de geração de renda, com a compra e comercialização de produtos da Associação Borda Viva e Supera, projetos apoiados pelo Instituto Renault além das iniciativas do Instituto Barigüi.

Em sua produção, a Renault do Brasil deu mais um passo em direção à descarbonização de seu processo produtivo, com a substituição dos equipamentos de movimentação industrial do CAS por empilhadeiras elétricas, com zero emissão no uso, pois são abastecidas com energia elétrica de fonte fotovoltaica. Desde o ano passado, a Renault do Brasil firmou uma parceria para se tornar autoprodutora de energia elétrica de origem fotovoltaica, com a utilização de um parque solar de 50 MW dentro do Complexo Fotovoltaico de Castilho (SP), se tornando a primeira montadora do Brasil a utilizar deste tipo de sistema como principal fonte de energia elétrica para suprir a sua demanda operacional.

A iniciativa está alinhada à política socioambiental do Renault Group, que define metas claras para alcançar a neutralidade de carbono até 2040 na Europa e até 2050 em todo o mundo.

Essas iniciativas permitiram que a Renault seja reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, com o Selo Clima Paraná, iniciativa liderada pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) com o objetivo de reconhecer as empresas que decidem, voluntariamente, medir, divulgar e reduzir a sua pegada de carbono para combater as mudanças climáticas.

A Renault do Brasil conquistou o selo Clima A (mercado externo), indicando que as práticas ESG da marca estão no mais alto nível de alinhamento com os compromissos firmados pelo Governo do Estado, como a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

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