Esporte

Rafael Bonatto e Andrey Godoy vencem Paranaense de Optimist e Laser

Vinte e oito velejadores do Projeto Velejar é Preciso participaram no último fim de semana (27 e 28/8) do Campeonato Paranaense de Optimist e Laser promovido no ICLI-Iate Clube Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu. As condições de ventos médios e fortes foram favoráveis para as seis regatas com alto nível técnico entre os participantes da competição organizada pelo ICLI. O Projeto Velejar é Preciso conta hoje com o patrocínio da Itaipu Binacional e da Marinha do Brasil.

De acordo com Michel Bueno, técnico do Projeto Velejar é Preciso, as condições do vento  foram excelentes para as regatas bastante competitivas e uma oportunidade para melhorar o nível técnico entre os velejadores. “A maioria dos velejadores velejou muito bem. Fizemos um percurso diferente para explorar os lados direito e esquerdo da boia, exigindo mais atenção e técnica  dos  velejadores. No segundo dia, o vento foi mais forte e os velejadores com menor peso tiveram dificuldades no controle da embarcação. Alguns desistiram, mas todos demonstraram coragem. Isso é positivo porque sabem que podem melhorar. No geral os alunos estão evoluindo  e o desafio é continuar treinando tanto no aspecto físico quanto psicológico”, afirma Michel Bueno.

Na classe Optimist, o velejador Rafael Bonatto confirmou o favoritismo e conquistou o troféu de campeão paranaense depois de vencer quatro das seis regatas.  Lucas Santiago ficou em segundo lugar, seguido de Gabriel Bonatto (3º lugar), Welton Teixeira ((4º lugar) e Eduardo Batista (5º lugar).  O velejador Jean  Carlos Siqueira venceu entre os Estreantes, seguido de Kauã Rocha (2º lugar), Alairton Cristiano (3º lugar), Andrielly Cristina (4º lugar) e Carlos Otávio Floriano (5º lugar). Na classe Laser 4.7, Andrey Godoy foi o campeão, João Pedro Alves  o vice-campeão e Lais Santos conquistou o terceiro lugar geral e venceu no feminino.

A premiação dos velejadores na tarde de domingo (28/8) com a participação dos professores e do  coordenador geral do Projeto Velejar é Preciso, Sérgio Mousquer, de representantes da Capitania dos Portos do Rio Paraná.  Mousquer agradeceu o apoio da Marinha e parabenizou os velejadores pela garra nas regatas. “Desejamos que todos continuem se dedicando aos treinos e buscando  cada vez mais um melhor desempenho para as conquistas na água e para a vida de vocês”, disse o coordenador geral do Projeto Velejar é Preciso.

Sul Brasileiro – A próxima competição da meninada do Projeto Velejar é Preciso será o 38º Campeonato Sul-Brasileiro da classe Optimist, de 3 a 7 de setembro, em  Porto Alegre (RS) no Clube Veleiros do Sul.   A equipe do ICLI é formada pelos cinco atletas: Alessandro Alves Pereira, Luiz Henrique da Silva, Gabriel Bonatto, Rafael Bonatto e Welton Teixeira, acompanhados dos técnicos Graciela Von Dentz  S. Pantaleão e Michel Bueno. A equipe do ICLI viaja nesta sexta-feira, dia 2 de setembro, e chega em Foz do Iguaçu no dia 9 de setembro. 

Projeto Velejar é Preciso

Desde 2001, o Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI) desenvolve o projeto social Velejar é Preciso. Devido à relevância deste projeto, o clube é reconhecido como entidade de utilidade pública municipal. O projeto é para jovens de 8 e 17 anos, de ambos os sexos, todos moradores do bairro de Três Lagoas e estudantes da rede pública de ensino. Em dezembro de 2012, o projeto ganhou reforço com o apoio da Itaipu Binacional, através de convênio por meio do Programa de proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA). Em fevereiro de 2016 este convênio foi renovado por mais dois anos com a Itaipu Binacional. Em junho de 2016, a Marinha assinou convênio com o ICLI para apoiar o Projeto Velejar é Preciso em itens não contemplados pelo patrocínio da Itaipu.  O clube já sediou vários campeonatos regionais, estaduais e até mesmo eventos nacionais e internacionais. O projeto também revelou alguns atletas que representam a cidade no mundo a fora.

Deixe uma resposta