Ao todo, estão inscritos 418 participantes para os dois dias. No sábado (9), o circuito sprint, caracterizado por provas mais curtas, rápidas e urbanas, reunirá 197 pessoas. Elas disputarão 30 categorias na área do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Os atletas partem às 15h. No domingo (10), é a vez dos atletas mais experientes adentrarem nas matas do Parque da Piracema para a etapa mais radical da 4ª etapa do Campeonato Paranaense de Orientação. São esperados 221 atletas em 50 categorias.
Ao longo do trajeto, eles estarão munidos apenas de bússolas e mapas. O percurso é conhecido no momento e inclui trechos de difícil aceso, que podem ser em terrenos diferentes, atravessando áreas alagadas ou matas fechadas.
No domingo, a partida começa às 9h, no Canal da Piracema, e deve prosseguir até as 11h. A largada ocorre aos poucos, em pequenos grupos (geralmente, de quatro a cinco atletas, de categorias diferentes). A premiação está prevista para as 14h, no restaurante do PTI.
O esporte
A ideia da orientação é fazer um percurso visitando um número de ponto de controles em uma ordem pré-determinada, com ajuda somente de mapas e bússola. O atleta precisa estar atento às características do terreno, descrito no mapa, a fim de escolher o melhor percurso e completá-lo no menor tempo. A habilidade de navegação e a capacidade de tomar decisões rápidas são fundamentais – qualidades muito semelhantes às requeridas em duplas de ralis (piloto e navegador) de carros.
Segundo os organizadores, a etapa de etapa de Foz do Iguaçu é reconhecida não apenas pelos atrativos naturais, mas também pela qualidade técnica das pistas de orientação e pela organização, logística e atenção aos atletas.
Fonte: Assessoria