Ranking de 2017 mostra disputa acirrada entre SUVs

Analisando o topo da lista deste ano, encontramos um dado interessante: em 2016, o HR-V liderou o segmento de SUVs com 55.758 emplacamentos; em 2017, o Compass conquistou a mesma posição com 6,5 mil emplacamentos a menos, 49.187. Parece estranho, mas ao analisarmos o restante da tabela entendemos o motivo de tal aparente incoerência.

Reação

Para contextualizar, o mercado de automóveis e comerciais leves, enfim, registrou crescimento em 2017, de 9,36%. Foram emplacadas mais de 3,2 milhões de unidades no total. Só automóveis e comerciais leves foram 2,1 milhões. Enquanto isso, a participação dos SUVs cresceu 4,36% e o segmento foi o único – além dos hatches pequenos, que tiveram pequena alta – a apresentar ganho de market share. Como isso foi possível se o líder do ano passado vendeu menos que o líder do ano anterior?

Em 2016, o Jeep Renegade ocupou a segunda posição, atrás do HR-V, no ranking de mais vendidos, com 51.563 emplacamentos. Foi aí, do segundo para o terceiro colocado, que se abriu uma lacuna de mais de 23 mil unidades, chegando ao Ford EcoSport, com 28.105 emplacamentos. Esses números mostram, claramente, uma preferência do consumidor pelas novidades do mercado, que, em 2017, só fizeram aumentar.

Concorrência

Dois mil e dezessete marcou o primeiro ano cheio de vendas do Compass nacional e do Hyundai Creta, bem como a nacionalização do Nissan Kicks. O consumidor ganhou em opções e isto se refletiu nos números finais de emplacamentos. Enquanto o líder emplacou 49.187 unidades, o segundo colocado, HR-V, o seguiu de perto com 47.775. Ainda na casa dos 40 mil, o terceiro SUV mais vendido, Creta, fechou o ano com 41.625 unidades, enquanto o Renegade conquistou 38.330 motoristas.

Os números seguem mostrando a forte concorrência no segmento, com Kicks e EcoSport emplacando 33.464 e 31.195 unidades, respectivamente. Só depois da sexta colocação abre-se uma lacuna grande, de 13,5 mil unidades, até chegarmos aos 17.638 emplacamentos do Renault Duster.

 

Foram seis modelos compreendidos em um intervalo de menos de 18 mil unidades. Ganha o segmento e ganham os consumidores, com opções diversificadas para gostos e bolsos.

 

Cecília França é jornalista, com passagens pelos diários Tribuna do Norte e Folha de Londrina, onde iniciou da cobertura do setor automotivo. É colunista e mantém o blog Autos Papos (www.autospaposlondrina.com).

 

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