Lançamentos

“Reality Show” para motoristas previne até 90% de acidentes  

Agora, as frotas leves também podem ter o mesmo “reality show” que transportadoras e empresas de ônibus têm. É essa tecnologia que tem permitido prevenir acidentes (evitam até 86%), reduzir custos com manutenção (em até 60%) e combustível (em até 10%). O desenvolvimento é da Veltec, que há 13 anos ousou e desenvolveu tecnologias para o monitoramento de frotas com foco em prevenção de acidentes e performance.

A solução lançada é exclusiva para a gestão de frotas leves, compartilha em tempo real informações sobre a performance do motorista para os gestores.  Com tecnologias integradas a uma plataforma on-line, a ferramenta permite uma visão panorâmica das frotas e traça um perfil dos motoristas envolvidos no projeto. “O diferencial da ferramenta é exatamente como ela trata a informação, registrando os dados detectados na plataforma VFleets, para que a empresa acompanhe a condução do motorista em tempo real”, ressalta Dalton Swain Conselvan, vice-presidente da Veltec.

Através de um equipamento conectado à central eletrônica do veículo, o Vbox lê as informações por meio da tecnologia OBD-II e repassa toda as informações captadas para a plataforma on-line Vfleets. Assim, a empresa acompanha se o motorista está realizando uma condução consciente, por meio de gráficos e planilhas dinâmicas, que permitem uma visão panorâmica de todos os carros em operação. Este acompanhamento mostra a relação dos motoristas com maior probabilidade de se envolver em acidentes graves. Inclusive, com a proposta de realmente oferecer um monitoramento simultâneo, há também a opção de “vídeo monitoramento”, que filma a via e o motorista e consegue identificar o que pode ter causado um acidente. A solução tem auxiliado bastante o setor com filmagens que identificam a causa original do acidente e muitas vezes comprovam que a responsabilidade não é do motorista.

Além disto, a ferramenta para frotas leves emite alertas no smartphone do colaborador, advertindo o motorista sempre que identifica situações de perigo na condução do veículo, como frenagens bruscas, excesso de velocidade, curvas perigosas, entre outras. O processo integrado gera economia com a manutenção dos carros, considerando que a condução consciente reflete também na conservação do veículo. Com a redução dos carros para manutenção, há maior quantidade de veículo à disposição, o que consequentemente gera aumento de eficiência operacional para a empresa. A conectividade implantada na ferramenta identifica automaticamente o horário que o motorista assumiu o carro e finalizou a operação. O sistema também identifica impactos agressivos e registra colisões.

A ferramenta Vfleets foi desenvolvida com tecnologias de ponta e toda expertise de gestão da telemetria, quando utilizada na gestão de frotas pesadas, gerou redução de 86% dos acidentes e, consequentemente, economia em toda operação. “Estimamos um resultado similar na redução de acidentes e otimização nas frotas leves. A inteligência aplicada na nova ferramenta foi similar a aplicada no processo de frotas pesadas, mas adaptamos para uma nova plataforma desenvolvida de acordo com as necessidades específicas de veículos leves, como carros e motos”, conclui Dalton Swain Conselvan, vice-presidente da Veltec.

Deixe uma resposta