Refúgio Biológico da Itaipu celebra aniversário de um ano da anta Mandioca

Nesta segunda-feira (26), a equipe do Refúgio Biológico Bela Vista, mantido pela Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), celebrou o aniversário de um ano da anta Mandioca. O animal nasceu no Refúgio e convive até hoje com seus pais no recinto.

Além da família de antas, os catetos que compartilham o espaço também curtiram a ocasião. Os bichinhos saborearam um cardápio variado de picolés de frutas e um bolo congelado de melancia.

Enriquecimento ambiental

Para o aniversário de Mandioca, foi realizado um trabalho de enriquecimento ambiental no recinto das antas e dos catetos. A técnica simula situações da natureza, apresentando certo nível de dificuldade para o animal alcançar o alimento, e estimula o uso de habilidades da espécie.

O objetivo da atividade é melhorar o bem-estar dos moradores do espaço. O cardápio especial foi organizado para proporcionar aos animais contato com texturas de alimentos diferentes, uma sensação de refresco no dia de calor e, é claro, a exploração do recinto.

As antas são animais importantes para a renovação e manutenção das florestas. Elas são grandes herbívoros que dispersam sementes de diversas espécies vegetais por meio de suas fezes. Por causa deste papel ecológico, ganham o apelido carinhoso de “Jardineiras das Florestas”.

Refúgio Biológico Bela Vista

O Refúgio Biológico Bela Vista é um laboratório vivo onde se desenvolvem inúmeras pesquisas, programas, protocolos e publicações científicas sobre a preservação da fauna e flora local. Neste sentido, o Refúgio contempla toda a área de conservação que se estende por milhares de hectares de terra às margens do lago de Itaipu.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp