Segundo a montadora, mais de 5 mil veículos já foram comprados pela internet
O Renault Kwid já pode ser comprado pela internet. Isso mesmo. A montadora apresentou nesta sexta-feira (27) uma plataforma on-line exclusiva para a venda do modelo, batizada de K-commerce. Segundo a Renault, em poucos dias, mais de 5,1 mil clientes já fecharam negócio por meio da nova plataforma.
De acordo com a montadora, o K-commerce atende aos anseios do consumidor brasileiro, cada vez mais conectado, podendo ser acessado via computador, tablet ou celular. O serviço agrega todas as etapas da aquisição de um automóvel, incluindo financiamento, pré-avaliação do usado e pagamento por boleto.
“O Kwid é um veículo inovador desde o seu projeto e da sua pré-venda. Entendemos o que os clientes desejavam e, dando continuidade a essa trajetória, apresentamos o K-Commerce, a inovadora e mais completa plataforma para a compra de um veículo. Isso é o que nós, da Renault, chamamos de Easy Life: soluções que facilitam a vida dos clientes”, afirma Luiz Pedrucci, presidente da Renault do Brasil.
O K-Commerce pode ser acessado diretamente no site loja.renault.com.br ou no ícone “Compre o seu”, no site www.kwid.com.br
Desenvolvida em parceria com a SAP Brasil, a plataforma inclui as seguintes funcionalidades:
-definição da forma de pagamento: à vista ou financiamento pelo Banco Renault;
-aprovação on-line do financiamento;
-pré-avaliação do seminovo pelo sistema AutoAvaliar, já utilizada por lojistas e concessionários;
-emissão de boleto para pagamento;
-acompanhamento do pedido pelo site e por e-mail.
A ferramenta oferece previsão de entrega do Kwid, levando em conta a localização do cliente e o tempo de transporte para a concessionária.
Desenvolvimento
O K-Commerce foi desenvolvido em parceria com a SAP Brasil em apenas 44 dias. “Para transformar esse desafio em realidade em um prazo tão curto, utilizamos a metodologia Agile, que já vem sendo aplicada a vários projetos da Renault do Brasil, gerando excelentes resultados”, completa Pedrucci.
Seguindo a metodologia, foi mobilizado um time interno (Squad) com representantes de cinco diretorias da Renault: TI, Marketing, Vendas e Rede, Supply Chain e Pós-Venda. Com a parceria da SAP Brasil, chegou-se a um total de 53 pessoas, localizadas em três países – Brasil, França e Canadá – e trabalhando em turnos, 24 horas por dia, para viabilizar o K-Commerce.
“Foi necessário unir um total de 15 sistemas, que permitissem a avaliação do usado, o financiamento e o rastreamento do produto da linha de produção à entrega. O Squad do K-Commerce continua em operação, de forma que já incluímos outras funcionalidades desde que a plataforma foi lançada e continuaremos fazendo isso em sprints futuros, sempre com o intuito de dar ainda mais comodidade aos nossos clientes”, afirma Angelo Fígaro, diretor de TI da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para a América Latina.
Em sprints já realizados, foram acrescentas ao K-Commerce facilidades como:
-novas condições de financiamento;
-chat on-line;
-inclusão da quilometragem na pré-avaliação do usado;
-vídeo do passo a passo de compra de um Kwid.
A plataforma escolhida para o K-Commerce foi a Hybris e-commerce solution, da SAP Brasil, principal parceira da Renault na realização do projeto e que já em 2017 foi posicionada pela empresa de pesquisa e consultoria em tecnologia da informação Gartner entre os Líderes do relatório Quadrante Mágico 2017 no que se refere ao Gerenciamento de Campanhas Multicanal.
“A Renault nos trouxe um projeto e nós ‘compramos’ a ideia. Nós nos dedicamos para atender todas as necessidades, especialmente o prazo. Foi um desafio que provocou nossa equipe a buscar soluções ainda mais inovadoras e a criar novos processos internos que nos garantiram a agilidade que o cliente precisava”, afirma Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.
Funcionando 24 horas por dia, a plataforma já registra mais de 1,5 milhão de acessos, a maior parte por celulares e tablets (70%). Ao todo, mais de 5.100 Kwid já foram vendidos pelo K-Commerce.