Renault do Brasil e Fundação Araucária celebram 10 anos de parceria e inovação

Desde 2014, Renault e Fundação Araucária impulsionam a inovação no setor automotivo por meio da realização de pesquisa científica. Neste período, mais de 150 bolsistas de graduação, mestrado e doutorado participaram do programa atuando em diferentes áreas da empresa para o desenvolvimento de soluções para o futuro da mobilidade, desde estudos científicos, chegando até o registro de patentes.

O ingresso no programa acontece por meio de editais, que são publicados pela Fundação Araucária para as universidades elegíveis. Uma vez selecionados, o trabalho de pesquisa e desenvolvimento é realizado no Complexo Ayrton Senna, localizado em São José dos Pinhais (PR), onde está baseado o Renault Tecnologia Américas (RTA), Centro de Engenharia da Renault, com cerca de mil engenheiros, que desenvolvem soluções globais. Participam diretamente do desenvolvimento das pesquisas as equipes Renault, além do bolsista e de professores universitários orientadores dos trabalhos acadêmicos.

“Acreditamos que o progresso tecnológico e a colaboração entre indústria e universidade são pilares para um futuro mais sustentável e competitivo. Ao investir em educação e inovação, criamos juntos soluções que fortalecem o ecossistema de pesquisa e contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais preparada para o futuro”, destaca Antonio Fleischmann, vice-presidente de Engenharia Renault América Latina.

Para o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, a parceria entre o Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária, a Renault e a academia, fortalece todo o desenvolvimento de ciência e tecnologia.

“Esta parceria entre uma Fundação de apoio à ciência e a tecnologia, que é a Fundação Araucária, e a Renault, uma multinacional muito forte em desenvolvimento tecnológico no Brasil, é pioneira. Estamos muito felizes em completarmos dez anos desta parceria que, além de ser muito inovadora, representa um desenvolvimento científico e tecnológico consistente em uma área que é fundamental como é a mobilidade.”

Representando a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o diretor de Ciência e Tecnologia Marcos Aurelio Pelegrina, destacou que a parceria entre setor público e a iniciativa privada é um exemplo claro de como a integração entre a academia e a indústria pode gerar benefícios significativos para a sociedade, atendendo demandas do mercado e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico.

“A parceria entre o Estado do Paraná e a Renault do Brasil tem sido fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico, especialmente no setor automotivo, que é considerado um segmento estratégico para a atração de investimentos e para a promoção da inovação em processos de produção, além de impulsionar o avanço de novas tecnologias, como a eletrificação de veículos e a mobilidade inteligente. Desde 2014, essa cooperação com a Fundação Araucária, instituição ligada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e principal braço para o fomento científico e tecnológico no Paraná, tem proporcionado oportunidades valiosas para estudantes de graduação, mestrado e doutorado em projetos de pesquisa aplicados diretamente na indústria.”

O programa gera benefícios para todo o ecossistema de inovação com o desenvolvimento de tecnologia local conectando empresa, universidade e a sociedade em geral. Pra os pesquisadores participar do programa se traduz em uma oportunidade de envolvimento em casos práticos de pesquisa, com potencial de aplicação na indústria automotiva.

O evento de celebração da parceria foi realizado na sede da Renault do Brasil e contou com a participação de Ramiro Wahrhaftig, Presidente Fundação Araucária, Paulo Afonso Schmidt, assessor da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, representando o Secretário Aldo Nelson Bona, Reitores, professores e pesquisadores das universidades Positivo, PUC PR, UFPR, UTFPR e membros da equipe de inovação da Renault do Brasil.

 

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest