Após a apresentação, o grupo pode testar no trajeto urbano e estrada a potência, economia e o prazer de dirigir os carros com a nova motorização. É possível alcançar até 19% de economia de combustível, garante a montadora
Esses motores 12v de três cilindros chegaram para revolucionar o mercado e colaborar para que a montadora francesa com sede no Paraná mantenha o crescimento de 7% em 2017.
Produzidos no Complexo Ayrton Senna, os motores foram desenvolvidos pela Renault Tecnologia Américas (RTA) com todo o “know-how” adquirido nas pistas da Fórmula 1, categoria na qual a marca já conquistou 12 títulos mundiais, para garantir a máxima eficiência de seus novos motores. Das pistas, veio a tecnologia ESM (Energy Smart Management) e a bomba de óleo com vazão variável, que reduzem o consumo de combustível. Outra novidade é a adoção da direção eletro-hidráulica em todas as versões, que melhora o consumo e aumenta e representa uma evolução em matéria de conforto.
O motor 1.6 SCe traz ainda o sistema Stop&Start, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas. Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível e está disponível nos modelos Sandero e Logan. Os modelos equipados com o câmbio automatizado Easy’R passam a oferecer controle de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas (HSA), proporcionando mais segurança.
O novo motor 1.0 SCe deixa Sandero e Logan até 19% mais econômicos. Com o 1.6 SCe, a economia chega até 21%. Hatch e sedã equipados com os novos motores e câmbio manual são destaques do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) com nota “A”. Já Duster e Duster Oroch equipados com o 1.6 SCe estão até 18% e 16% mais eficientes, respectivamente.
“Equipamos Sandero e Logan, nossos best-sellers no Brasil, além de Duster e Duster Oroch com os novos motores 1.0 SCe e 1.6 SCe, que proporcionam baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir. Esta é uma mudança importante e muito significativa, já que traz um grande pacote de benefícios para mais de 70% da nossa gama à venda no Brasil”, afirma Fabrice Cambolive, Presidente da Renault do Brasil.
Destaques do motor 1.0 SCe:
Duplo comando de válvulas variável
– Prazer ao dirigir
– Mais torque em baixa rotação
– Redução de consumo de combustível
Bloco do motor, cabeçote, pré-carter e cárter em alumínio
-Redução de peso (- 20kg)
Comando de válvulas por corrente no lugar de correia
-Maior durabilidade
Polias, tuchos e anéis de pistões com revestimento em DLC (Diamond Like Carbon)
– Menor atrito
– Redução de consumo de combustível
Tampa de cabeçote plástica com bolhas de ar
– Redução de peso
Coletor de escapamento integrado ao cabeçote
– Motor mais compacto
– Tratamento mais rápido dos gases de escape
– Menor emissão de gases
Bielas fraturadas
– Maior resistência
– Menor vibração
– Redução de consumo de combustível
Bielas forjadas em aço
– Maior resistência
Virabrequim de aço forjado
– Maior resistência
Bomba de óleo de vazão variável
– Redução de consumo de combustível
Destaques do motor 1.6 SCe:
Bloco do motor, cabeçote, cárter e pré-carter em alumínio
– Redução de peso (-30 kg)
Duplo comando de válvulas variável na admissão
– Prazer ao dirigir
– Mais torque em baixa rotação
– Redução de consumo de combustível
Comando de válvulas por corrente no lugar de correia
-Maior durabilidade
-Redução de manutenções
Injetores posicionados no cabeçote
-Melhor mistura do combustível
– Melhor eficiência de combustão
Pistões e anéis com baixo atrito
– Menor atrito
– Redução de consumo de combustível
Coletor de escapamento integrado ao cabeçote
– Maior velocidade e eficiência no tratamento dos gases
Bielas forjadas em aço
– Maior resistência
Virabrequim de aço forjado
– Maior resistência
Sistema de acessórios com acionamento través de correia elástica
-Menos componentes no motor (não tem polia tensora)
-Redução de manutenções