O ano de 2020 será o período da retomada da indústria automotiva no Brasil. Depois da crise econômica que atingiu fortemente a venda de veículos no mercado nacional, o brasileiro ficou mais confiante com a volta do crédito e a avalanche de lançamentos de carros ao longo de 2019.
A chegada da opção de carros elétricos e híbridos e modelos inéditos somente reforçou a vontade da compra do carro zero km no país. O site Autos e Motos, parceiro do Portal Aratu On, elencou 10 carros, entre os veículos inéditos e reestilizados, na Retrospectiva 2019. Tem o novo SUV T-Cross e a inclusão de motor 1.0 turbo nos reestilizados hatches Onix e HB20.
1. Volkswagen T-Cross
O T-Cross terá duas opções de motorização: 1.0 TSI, com potência de 128 cavalos a 5.500 rpm e torque de 20,4 kgfm (o 200 TSI, o mesmo do Golf) e 1.4 TSI (250 TSI, que equipa o Jetta) capaz de entregar 150 cv a 4.500 rpm e torque de 25,5 kgfm.
4. Toyota Corolla Hybrid
A Toyota oferece o novo Corolla com duas opções de motores: 2.0L Dynamic Force flex, de 177 cavalos, com transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção direta, e o inédito sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão Flex. A nova geração do Corolla traz o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, que faz dele o sedã médio com mais itens de segurança do Brasil. A nova geração do Corolla chega em três versões diferentes e duas motorizações. O Corolla com motor 2.0L Dynamic Force estará disponível nas versões GLi, XEi e Altis, enquanto a exclusiva versão com sistema híbrido estará disponível apenas na versão topo de linha Altis.
5. Ford Ranger (reestilização)
A picape Ranger ganhou melhorais no visual e mais equipamentos, como uma tecnologia de segurança inédita em picapes no Brasil. A Ford Ranger 2020 dispensou a opção de motor flex e tem apenas duas opções de motor diesel. O maior é o 3.2, que equipa as versões de topo da linha, com cinco cilindros e potência de 200 cv a 3.000 rpm e torque de 47,95 kgfm de torque na faixa de 1.750 a 2.500 rpm.
A Ford Ranger 2020 tem como versão inicial a XL cabine dupla, equipada com tração 4×4 e transmissão manual, que chega com o mesmo preço do modelo anterior, de R$ 132.320. Vem equipada com direção elétrica, ar-condicionado, trava elétrica das portas, computador de bordo, chave canivete com controle remoto de abertura e fechamento global e rádio com tela de 3,5 polegadas com conexão Bluetooth, USB e para iPod.
Nas versões mais caras, há tecnologia que identifica os sinais de trânsito e alerta o motorista quando ele excede o limite de velocidade. Por acompanhar as variações de velocidade em cada trecho da via, o sistema garante uma precisão maior que os aplicativos de navegação baseados em mapas. O sistema de reconhecimento de sinais de trânsito da picape Ranger funciona com duas câmeras de alta resolução instaladas no para-brisa, uma voltada para o horizonte e outra para o terreno. Elas rastreiam o ambiente e interpretam as imagens por meio de algoritmos para a identificação de sinais. O último limite de velocidade visualizado é exibido como um ícone no painel e fica disponível para o motorista consultar quando precisar.
6. Suzuki Jimny
O novo Jimny Sierra vem equipado com inédito motor 1.5L, de 108cv e 14,1 kgf.m de torque, e novíssima transmissão automática. Construído com chassi Heavy-Duty, o utilitário compacto possui bons ângulos de transposição, suspensão com eixo rígido 3-link com molas helicoidais. O novo utilitário tem ainda a tração AllGrip Pro com reduzida e função LSD, que torna a transposição de obstáculos ainda mais fácil.
A segurança inclui um pacote de itens como controle de estabilidade (ESP), Hill Hold (assistente de partida em rampas) e Hill Descent (assistente de descida). O LSD permite ao Jimny Sierra superar obstáculos em situações onde duas rodas na diagonal perdem tração. O sistema detecta automaticamente as rodas que não estão em contato com o solo, redistribuindo o torque para as rodas do lado oposto, proporcionando a máxima performance off-road.
Há ainda GLC Coupe de linhas arrojadas e esportivas com motor 2.0 turbo a gasolina, de 254 cavalos e 370 Nm de torque, chega ao mercado com valor estipulado de R$ 362.900. O novo GLC 200 d vem com tração 4Matic e câmbio automático 9G-Tronic. Este conjunto mecânico garante a vontade de andar do GLC, que aumentou assim sua capacidade de transpor obstáculos e andar em situações com terrenos mais acidentados. A suspensão ganhou ajustes e o GLC (Off-Road e Enduro) conta com câmera de ré que auxilia o condutor nas manobras em vagas e um pacote sistemas de estacionamento. Tem ainda faróis full led na versão Enduro e inclui câmera 360°, frisos com a inscrição “Mercedes-Benz” iluminados, acabamento interno em madeira preta fosca e som Burmester surround sound system.
O modelo é completamente novo na linha de produtos da Audi e enaltece a elegância de um Coupé de quatro portas de luxo e a conveniente versatilidade de um SUV de grande porte. O carro tem capricho no visual esportivo e no acabamento interno com dimensões generosas e compartimento de bagagens variável. A Audi instalou um sistema operacional de última geração no Q8. Com o sistema de tração integral permanente quattro e uma altura livre do solo de até 220 milímetros, o SUV Coupé ganha todo tipo de terreno. Fabricado na planta de Bratislava, Eslováquia, o utilitário esportivo Q8 chega ao mercado brasileiro a partir de R$ 471.990.
Na parte mecânica, o modelo introduz como novidade o diferencial traseiro blocante com acionamento elétrico, que aumenta a performance em pisos irregulares, transmitindo torque contínuo para as rodas mesmo que uma perca a aderência, de modo a garantir máxima tração. É o mesmo motor diesel com 200 cv que equipa a Ranger. No pacote de acessórios, o TX4 inclui itens como para-choques dianteiros de aço e faróis auxiliares de LED. O interior também conta com acabamento personalizado e novos itens de conforto.10. Nissan Leaf
Tem excelente rendimento energético e possui um design externo com linhas dinâmicas e inovadoras. Traz tecnologia avançada com assistência ao condutor e uma bateria de íons de lítio de 40 kW/h. Sua autonomia é de 389 km em ciclo urbano, de acordo com o ciclo WLTP* (270 km em ciclo combinado). Tem potência de 110 kW (147 cv) e torque de 32,6 kgf.m (320 Nm).