Revisão de férias: Confira problemas que podem indicar desgaste no sistema de freio

Com a chegada das férias escolares, em julho, é importante realizar a revisão do veículo antecipadamente para garantir uma viagem segura antes de pegar estrada. A Fremax, fabricante especializada na fabricação de discos de freios, recomenda fazer a manutenção preventiva no automóvel e avaliar, entre os componentes, o sistema de freio.

Composto por diversas peças, entre elas, disco, tambor, pastilha, cilindro mestre e fluido, o freio é um sistema de segurança do veículo, e, por isso, é fundamental ser avaliado na hora da manutenção, mesmo que não apresente qualquer sinal de problema.

A recomendação é ficar atento também aos indícios de problemas, como ruídos estridentes, pois podem indicar desgaste de pastilhas ou discos, bem como vibração na frenagem, dificuldade de frear, pedal duro, curso longo do pedal e luz de freio acesa no painel.

Sinais de comprometimento de pastilhas e discos

No caso das pastilhas, além de ruídos ao acionar o pedal, perda de eficiência da frenagem, vibração ao frear e luz indicativa acesa do painel de instrumentos ou computador de bordo podem indicar desgaste excessivo. “É importante lembrar que as pastilhas precisam estar em boas condições para garantir eficiência na frenagem e evitar que o disco sofra danos desnecessários”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax.

Já quando o disco de freio apresenta algum defeito, como o empenamento ou desgaste acima do nível aceitável, o motorista pode sentir uma vibração. “Por não oferecer uma superfície estável para as pastilhas no momento da frenagem, a consequência é o surgimento dessa trepidação”, explica Leite.

A revisão do sistema de freio deve ser realizada em uma oficina de confiança para verificação dos itens, sendo a melhor maneira seguir as indicações do manual do fabricante e fazer a manutenção preventiva.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest