Scania lança nova geração de caminhões no Paraná

Após mais de um milhão de quilômetros rodados em testes no Brasil começa a chegar às concessionárias a nova geração de caminhões Scania. O lançamento no interior do Paraná começou por Londrina, na última quarta-feira (3), com a presença de representantes da montadora e diretores da PB Lopes, representante Scania na região. Hoje (5), ocorre em Maringá (Noroeste). A Revista Sobre Rodas acompanhou o evento em Londrina a convite da empresa.
Melhorar a telemetria, a conectividade e reduzir ainda mais o consumo de combustível estão entre as prioridades que nortearam a criação da nova geração. Os caminhões trazem novidades dentro, fora e abaixo da cabine. O Brasil fará a estreia mundial do novo motor de 540 cv. A gama de propulsores traz outras novidades nas potências de 220, 280, 320, 410 e 500 cv. Também é novo o motor de 7 litros para o segmento semipesado, disponível com 220, 250 e 280 cv. A Scania fala em economia de combustível em torno de 12%, quando comparado à geração anterior. 
O lançamento ainda inclui duas opções de motores movidos a GNV/biometano e outras três a bioetanol.
“Todo o investimento foi direcionado para dar ao cliente um resultado melhor em economia, dar ao motorista uma acessibilidade, uma ergonometria, para ele se sentir mais confortável ao dirigir por longas distâncias, e o caminhão está totalmente conectado com o cliente. Durante a viagem do motorista você tem acesso ao consumo, ao que está sendo feito e, com isso, pode estar monitorando a performance do produto na estrada”, detalha José Henrique Gomes, diretor da PB Lopes.
Sempre que cobrimos lançamentos de veículos fazemos uma pergunta padrão: de quantos modelos é composta a gama? Mas esta pergunta fica sem resposta quando tratamos da nova geração Scania, e por um bom motivo. “Através da Oferta Guiada hoje eu posso produzir o caminhão que eu quiser para o cliente. Nós temos, claro, os motores (pré definidos), mas os caminhões podem vir com vários opcionais, então não temos um número fechado”, explica Gomes.
Para se ter uma ideia a nova geração oferece 19 opções de cabines, sendo a versão S, com piso plano, a grande estreia. A estrutura básica foi desenvolvida em parceria com a Porsche Engineering, empresa do mesmo grupo da Scania. A nova gama não tem uma só peça em comum com as cabines da geração anterior. Entramos em um dos caminhões apresentados pela PB Lopes e o que podemos garantir é que uma pessoa de até 1,80 metros consegue ficar em pé tranquilamente na cabine – mesmo espaçosa, extremamente confortável.
O desenvolvimento da nova geração levou mais de dez anos e somou investimentos da ordem de €2 bilhões, mundialmente, o maior aporte da Scania em seus 127 anos de existência.
 
Diferenciais
Veronica Calbo Preda, gerente de vendas da Scania que participou do evento em Londrina, diz que a expectativa da marca é poder levar ao cliente não apenas a venda de um equipamento, mas de soluções. “A gente está bem voltado a oferecer uma tecnologia que o cliente possa acompanhar o produto desde que ele sai da garagem até a entrega da carga”, explica.
Segundo ela, a economia é um dos itens mais valorizados pelos clientes, mas não o único. Ela destaca a oferta do sistema Drive Coaching como um dos aliados do cliente em busca de melhor rentabilidade. “A gente oferece ao cliente toda uma assessoria de como melhorar (o desempenho na estrada). Temos as classificações A, B e C e se o motorista estiver ruim o programa oferece consultoria de como chegar a classificações melhores”.
 
Mercado
A expectativa da Scania nacionalmente é de um crescimento expressivo em vendas em relação ao ano passado, de cerca de 20%. “Com o mercado e a indústria em geral mais aquecida, para nós é bom”, diz Preda.
“Em volume, para esse ano a gente pode falar em, no mínimo, 50% mais do que fizemos em 2018, nacionalmente. Regionalmente temos expectativa alta, de crescer acima de 30% também”, aposta Gomes, da PB Lopes.
Cecília França
Especial para a Sobre Rodas

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest