Turismo

Sete Cataratas: Itaipu abre três calhas do vertedouro ao mesmo tempo

As Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas da Natureza, encantam pelo seu volume de água. Imagine sete cataratas. É esse espetáculo que os turistas e iguaçuenses poderão conferir esta semana na Usina de Itaipu. Estão abertas as três calhas do vertedouro. Embora tenham sido abertas por questões técnicas, o espetáculo não tem nada de operacional.

As três calhas do vertedouro de Itaipu foram abertas neste domingo, 12, pela manhã. A abertura simultânea de todas as 14 comportas havia ocorrido pela última vez há quase sete meses, pelo mesmo motivo. Foi no dia 22 de novembro e virou uma atração a mais na usina, com visitação recorde de mais de dez mil pessoas.

No domingo, a cena, que normalmente ocorre em grandes cheias, já que cada uma das três calhas suporta em média dez mil metros cúbicos de água por segundo, ocorreu em meio a uma intensa bruma gigantesca. Pela manhã, no cenário congelante do dia mais frio do ano na fronteira, um grau negativo, o vertimento atingiu 9.299 metros cúbicos de água por shttps://we.tl/k0xDSc0WIPegundo, quase sete vezes a vazão média das Cataratas.

Itaipu opera em carga máxima com sucessivos recordes de produção desde o início do ano. Mesmo assim, está tendo sobra de água. A usina deve fechar o semestre com a produção de aproximadamente 51 milhões de megawatts-hora, nova  marca histórica para o período.  

Com informações da Assessoria

Deixe uma resposta