Setor turístico de Minas Geraisa celebra a retomada gradativa das atividades

Celebrado nessa segunda-feira (27/09), o Dia Mundial do Turismo ressalta a importância das atividades do setor em toda a cadeia social e econômica do país, especialmente de Minas Gerais. Neste ano, a data resgata seu brilho habitual com a retomada gradativa e segura das atividades ligadas ao turismo, que foram impactadas pelas restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Aos poucos, os turistas começam a programar novas viagens, movimentando uma série de segmentos econômicos. Na última semana, o governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), anunciou que investirá R$ 25 milhões para desenvolvimento turístico das cidades mineiras. A iniciativa faz parte do programa “Reviva Turismo”, lançado em maio de 2021, que visa resgatar a confiança do setor na retomada das atividades turísticas.

A analista de turismo da Fecomércio MG, Milena Soares, destaca que o estado é um dos destinos mais procurados do país, por reunir do turismo histórico ao de negócios. “Minas é um estado múltiplo, repleto de riquezas culturais e naturais, que geram emprego e renda às famílias. Quem viaja pelas estradas do estado se encanta com cada cenário e nossa riqueza da cozinha mineira, contida em iguarias como pão de queijo, feijão tropeiro, frango com quiabo e doce de leite que renderam a Belo Horizonte o título de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco em 2019”.

A reabertura das atividades turísticas também veio acompanhada de cautela por parte dos empresários. Uma sondagem da Fecomércio MG, com o apoio do Observatório do Turismo de Minas Gerais, da Tourqual Consultoria e da Smart Tour, mostrou as ações do setor para minimizar os impactos da pandemia. Em maio, há quem já tivesse remarcado ou adiado serviços (20,1%), postergado investimentos (17%) e adotado medidas para controlar a folha de pagamento (15%). Quase metade precisou de crédito para manter suas operações.

Se por um lado, 78,5% dos empresários do setor de turismo acreditavam que seu negócio só iria se recuperar a partir de 2022, por outro a retomada gradual da economia traz esperança ao setor e gera novas expectativas. A nova rotina concilia a volta dos viajantes – que tem privilegiado o turismo doméstico – com a adoção de medidas para o controle do vírus e a segurança aos visitantes.

Para isso, a especialista destaca a importância de uma comunicação transparente e fluída entre empresário e cliente. “O estabelecimento deve informar todas as medidas de prevenção que estão sendo adotadas, além do funcionamento dos atrativos turísticos locais e outros serviços na região. Assim, o turista poderá decidir qual será o melhor momento para voltar a viajar e conseguirá explorar ainda mais os destinos escolhidos”, explica a analista de turismo.

Inovação para as atividades turísticas

No mercado, há soluções inovadoras para quem deseja se adaptar ao momento, como certificações e sistemas de monitoramento de contatos. Desde o ano passado, a Fecomércio MG, em parceria com a Tourqual Consultoria, disponibiliza o Selo de Certificação Tourqual. A solução atesta a excelência de serviços e experiências turísticas a partir de indicadores relacionados ao Covid-19.

Com a Smart Tour, a Federação proporciona aos seus representados um sistema inteligente de monitoramento do fluxo turístico, adaptando esse serviço para rastrear contatos com Covid-19 e proporcionar mais segurança aos viajantes durante a pandemia. Já para alavancar o marketing digital dos estabelecimentos, a entidade conta com a parceria da Coevo – Place Branding. A empresa oferece uma metodologia com ações do planejamento à divulgação de atrativos, cultura e gastronomia locais, fortalecendo a busca pelos negócios turísticos.

“Apostar em serviços diferenciados é uma alternativa para a retomada das atividades turísticas. Não por acaso, a Fecomércio MG oferece um canal de atendimento exclusivo para os empresários do setor, por meio de uma consultoria de diagnóstico personalizada. A equipe de Negócios Turísticos está pronta para orientar o empresário quanto ao ‘novo normal’”, ressalta Milena.

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