Sorento 2019: SUV para chegar aonde você quiser

Refinado, robusto e espaçoso, o Sorento permanece potente como sempre, mas com uma série de aprimoramentos visuais e de recursos, por dentro e por fora. Com acomodação para sete passageiros, o SUV (Sport Utility Vehicle) médio-grande está disponível no mercado brasileiro em quatro versões, com motorizações 2.4 16V de 172 cv ou 3.5 V6 de 280 cv, e opção de tração integral AWD (All-Wheel Drive). Está disponível para venda na Carelli, concessionária Kia em Foz do Iguaçu e Cascavel.

Além dos novos para-choques dianteiro e traseiro, faróis, grade dianteira e ponteira de escapamento, que proporcionam uma aparência mais sofisticada, a cabine do novo Sorento é ainda mais exclusiva e tecnológica. O SUV possui 4.800 mm de comprimento, 1.890 mm de largura, 1.690 mm de altura e 2.780 mm de entre-eixos.

Design refinado

O Sorento mantém o seu aspecto exterior refinado e robusto, estabelecido quando o veículo foi completamente redesenhado para o modelo 2016. Agora, um facelift dá ao conhecido SUV da Kia uma aparência mais forte. A frente do veículo é encabeçada por uma grade artisticamente detalhada por uma nova configuração de farol, que oferece luzes de LED nas versões superiores – S.254 e S.276. A faixa frontal do Sorento leva novo design de para-choques para proporcionar um visual mais agressivo.

A faixa traseira também foi aprimorada com novo design de para-choques e lanternas mais elegantes (lâmpadas LED para versões superiores), tampa do porta-malas revisada e ponteira de escapamento mais esportiva. No Brasil, a robusta estrutura do Sorento anda sobre duas medidas de rodas, variando entre 18 e 19 polegadas, dependendo da versão.

Cabine aprimorada

Espaçosa e sofisticada, a cabine do Sorento mantém aparência e sensação luxuosas, com um espaço interior mais atraente.

Revestidos em couro, os assentos são projetados para oferecer o máximo conforto e posições ideais para atender às necessidades de cada passageiro. Com acomodação para sete pessoas, os bancos da 2ª e da 3ª fileiras são bipartidos e rebatíveis para ampliação do porta-malas, com capacidade de até 2.067 litros.

Motor 2.4 litros

As versões com configuração mais simples, denominadas S.153 e S.173 (sendo esta última equipada com tração AWD), possuem transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas sequenciais e motorização THETA II de 2.4 litros, DOHC, 16 válvulas, Dual CVVT, à gasolina, capaz de desenvolver 172 cv a 6.000 rpm e 22,5 Kgm de torque a 4.000 rpm.

Os modelos possuem diversos recursos de segurança, como air bags laterais e de cortina, vidros com sistema antiesmagamento, assistente de partidas em subida (HAC), controles de estabilidade e tração e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. As versões ainda contam com luz diurna de navegação em LED, faróis de neblina, bagageiro no teto e novas rodas de liga leve aro 18”.

As versões S.153 e S.173 também vêm equipadas com ar condicionado digital Dual Zone com comando traseiro, central multimídia com tela de 7” e conectividade de celulares (Apple CarPlayTM e Android AutoTM), câmera de ré, sistema Bluetooth, entrada USB, espelho retrovisor interno eletrocrômico e chave Smart Key para abertura das portas e partida do motor, além de controle de áudio, computador de bordo e piloto automático no volante.

Motor 3.5 litros

As versões superiores, batizadas de S.254 e S.276 (sendo esta última equipada com tração AWD), possuem nova transmissão automática de oito velocidades com opção de trocas sequenciais e motorização LAMBDA II, 3.5 litros V6, injeção eletrônica sequencial, DOHC, 24 válvulas, Dual CVVT, à gasolina, com 280 cv a 6.300 rpm e 33,6 Kgm de torque a 5.000 rpm.

As versões superiores ainda contam com faróis e lanternas em LED, rodas de liga leve aro 19”, soleira das portas com iluminação e teto solar elétrico e duplo panorâmico. A versão topo de linha ainda vem equipada com farol de neblina de LED, freio de estacionamento eletrônico (EPB), assistente de tráfego (RCTA), detector de ponto cego (BSD), abertura automática do porta-malas sensível à aproximação, bandeja com carregador de smartphone por indução e bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, além de memória para o motorista.

Segurança

A base do Sorento 2019 continua sendo sua estrutura rígida, com 53% do corpo da unidade consistindo em aço de alta resistência. A aplicação de adesivos industriais de resistência, o uso de juntas de vedação dupla, bem como técnicas de soldagem a laser e de grande diâmetro se combinam para tornar o Sorento ainda mais sólido e forte.

A suspensão independente, tipo McPherson na dianteira e sistema multilink na traseira, e o sistema de direção responsivo proporcionam uma sensação rápida e ágil no volante. A condução e o manuseio são otimizados com a aplicação de um subchassi em forma de “H”, os conjuntos de buchas de quatro pontos e os amortecedores hidráulicos tipo rebote. Os amortecedores traseiros montados verticalmente contribuem para uma condução confortável, independente das condições das pistas.

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