Lançamentos

Testamos: Audi A3 Ambiente, cuidado ao pisar no acelerador. Ele voa baixo

A Audi é uma das marcas mais desejadas pelos motoristas. Desde os modelos mais simples como o A1 até os mais luxuosos como A8 e Q7. A marca das quatro argolas com fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná, é sinônimo de confiança e credibilidade.

Cedido pela concessionária Audi Center Cascavel, que tem ponto de venda em Foz do Iguaçu, a reportagem da Sobre Rodas testou o Audi A3 Ambiente 1.4 TFSI com 150 cv de potência e 250 Nm de torque com câmbio Tiptronic de seis velocidades.

O A 3 é um dos modelos de maior sucesso Audi em todo mundo, por ser familiar, mas que também se encaixa aos motoristas mais ousados. Que adoram um carro esportivo, mas com muito conforto, espaço e segurança.

Um diferencial para os mais ousados é que o câmbio oferece a possibilidade de trocas de marchas de forma manual por meio da alavanca seletora ou pelas shift paddles posicionadas atrás do volante.  Ou simplesmente, para os mais clássicos, acelerar e curtir a paisagem.

Mas cuidado ao acelerar. O motor 1.4 turbo surpreende, sobretudo, nas arrancadas e retomadas. O A3 Ambiente voa baixo. Ele vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. A velocidade máxima é de 215 km/h.

A grande vantagem é a estabilidade do carro, graças a suspensão dianteira independente Mc Pherson, traseira com eixo de torção e controle de estabilidade. Um detalhe importante é que os valores de desempenho do motor são idênticos tanto com etanol puro como com gasolina.

Apesar da potência, é um modelo econômico. Chega a fazer 7 km/l com etanol, na cidade, graças ao sistema start-stop para desligamento e partida do motor quando o carro é imobilizado, como em semáforos e congestionamentos.

Conectividade

Mas não é somente o motor que chama a atenção. O Audi A3 sedan é atraente.

Quanto entra, o volante com alavanca de seta semelhante à do irmão maior A4, chama a atenção. Vem com console central com mudança nos botões de acesso ao sistema MMI (media music interface) e duas entradas USB, que dispensam o uso do cabo adaptador. Todas as luzes internas são de LEDs.

Apesar de ser o modelo mais topo da marca, a estrutura de menus no sistema MMI tem o mesmo visual dos modelos TT, A4 e Q7. Na tela eletricamente rebatível de sete polegadas, a operação é baseada em smartphones. A peça central do terminal é o botão redondo giratório, cujo anel tem iluminação branca na versão superior. Acima e ao lado do controle rotativo estão alternadores e botões com os quais o motorista pode navegar na nova estrutura de menu. O controle de voz aprimorado para rádio, mídia e telefone agora também entende muitas frases da linguagem cotidiana.

Por meio da entrada USB, telefones celulares com os sistemas operacionais iOS e Android podem se conectar com o carro por meio do Audi smartphone interface. O sistema permite que certos aplicativos funcionem diretamente na tela do veículo.

Itens que fazem a diferença

Hoje, os motoristas estão mais exigentes. E por isso que o Audi A3 Ambiente vem com ar-condicionado, direção eletromecânica, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, rádio MMI com alto-falantes com conexão via Bluetooth, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante multifuncional e alavanca de câmbio revestidos de couro e vidros laterais e traseiro com isolamento térmico.

Também vem controle de velocidade de cruzeiro, espelho retrovisor com função antiofuscante automática.

O preço sugerido é de R$ 124.190

Faça um test drive. Entre em contato com Fabrício, pelo telefone (45) 99125-8888

Texto: Abilene Rodrigues

Fotos: Favânia Andrielli e Samuel Félix

1 comentário

Deixe uma resposta