Testamos: BMW X2 é um SUV com pegada de hatch

Revelado oficialmente para o mundo durante o Salão de Detroit em janeiro deste ano, o X2 exibe linhas marcantes. Na classificação da BMW, nem é chamado mais de SUV, os já conhecidos Sport Utility Vehicle (utilitários esportivos). O X2 é um SAC, ou seja, um Sport Activity Coupé. Vamos lá, é um coupé de linhas esportivas. De fato, o X2 mais parece um hatch “anabolizado”

Seu visual impressiona quem gosta de hatch e dos carros com espaço, a exemplo dos SUV´s. Produzido em Regensburg, na Alemanha, o inédito X2 faz parte da linhagem X, a dos carros com espaço, ampla lista de equipamentos de conforto e de segurança, além de pacotaço de tecnologia embarcada e de conectividade. Em um mundo digital, tudo deve estar no multimídia, e a BMW oferece um carro com elementos de intuição e bem prático. A versão mais completa sDrive20i M Sport X tem o sistema de Navegação Plus, com tela de 8,8 polegadas, para expor mapas em visualização 3D. À frente, o motorista usa bem o sistema Head-up Display para acompanhar as informações do veículo projetadas no para-brisa. Assim, é possível saber a velocidade e rotas do sistema de navegação, por exemplo.

Nada mais prático e extremamente útil em um mundo de engarrafamentos e de correria constante das grandes cidades. A BMW instalou o assistente de estacionamento (Parking Assistant), com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. De série, o X2 já vem com a nova geração do sistema de Navegação, com tela de 6,5 polegadas e botão seletor iDrive Touch Controller, sensível ao toque e com reconhecimento de sinais e letras. Para garantir a comodidade, o novíssimo modelo alemão vem com o ConnectedDrive. Usando um SIM Card – o mesmo utilizado em telefones celulares –, é possível ter conexão à internet e, com isso, utilizar todos os app´s por meio do espelhamento do seu smartphone no multimídia. A tecnologia entra assim com tudo e o motorista e demais passageiros podem acessar informações de trânsito, receber e-mails e alertas de manutenção de componentes (Teleservices) do veículo.

E há também um serviço de concierge com possibilidade de solicitar reservas em hotéis e saber qual é o cinema mais próximo para assistir ao filme DeadPool 2. No Brasil, a grande novidade é que a BMW oferece 100% dos veículos já com um SIM Card para conectividade do veículo com a internet. Hoje, o multimídia do veículo funciona basicamente como o smartphone e, por meio das plataformas Apple Car Play ou a do iPhone, todos os dados do celular podem ser compartilhados para o sistema de infotainment do veículo com a ajuda de conexão sem fio (wireless).

Anda bem e é seguro

O inédito X2 compartilha o pacote de segurança já ofertado nos outros modelos BMW. A segurança tem sido um item primordial na indústria automotiva e, por isso, todas as montadoras de automóveis oferecem hoje nos seus veículos itens como controles de estabilidade e de tração, freios com ABS, conjunto maior de airbags – no caso, a BMW oferece duplos frontais, laterais dianteiros, e tipo cortina dianteiros e traseiros –; além de pneus com tecnologia Run-Flat.

Beleza

A BMW caprichou nas linhas do X2 M Sport X com acabamento BMW Individual em High-gloss Shadow Line e rodas de liga leve M Sport, de 19 polegadas e raios em “Y”. Sua grade frontal “Kidney Grille” invertida e em formato trapezoidal valorizam ainda mais os faróis Full-LED e a entrada de ar na parte inferior. O X2 tem para-choque dianteiro de ponta a ponta e o teto de linhas alongadas remete ao estilo dos cupês.

O carro traz também teto com revestimento exclusivo Anthracite e uma série de detalhes como tomadas de ar triangulares nas extremidades do para-choques dianteiro, moldura Frozen Grey na tomada de ar frontal e saias laterais M Sport X em cinza. A traseira exibe o spoiler M sobre a tampa do bagageiro, e o para-choques M Sport X dá um toque a mais. O exterior também conta com molduras das janelas e emblema BMW posicionado nas colunas C. Há saias laterais em preto e os arcos das rodas de formato quadrangular na cor preta. O spoiler e a antena Tubarão na parte de trás do teto dão um ar mais esportivo ao carro.

Quem gosta de carro quer ir além aos detalhes de beleza, conforto e tecnologia. A fabricante BMW equipou o X2 com o mais moderno propulsor, um 2.0 de quatro cilindros em linha, com tecnologia TwinPower Turbo, movido a gasolina, para gerar 192 cavalos entre 5.000 e 6.000 rpm, e 280 Nm de torque, entre 1.350 e 4.600 rpm. O coração do X2 é auxiliado pela novíssima caixa de câmbio DCG (Dual Clutch Gear) de dupla embreagem, com sete marchas e aletas atrás do volante. De direção elétrica mais eficiente e justa para garantir as boas arrancadas e freadas, o X2 tem tecnologia que permite realizar trocas de marcha de forma mais rápida e sem interrupção de torque.

O motorista e demais passageiros têm tudo. O X2 vem com bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos, teto solar elétrico panorâmico, volante M forrado de couro, ar-condicionado automático digital com climatização em duas zonas individuais, e Comfort Access, com sistema que controla a abertura e o fechamento das portas sem a necessidade da chave. É possível abrir a tampa do porta-malas e ajustar os espelhos retrovisores externos com função de memória, rebatimento e aquecimento.

O novo X2 possui dimensões razoáveis. É um compacto e fica entre o X1 e o X3 com seus 4,36 metros de comprimento, 1,824 metro de largura, 1,543 metro de altura e 2,67 metros de distância entre eixos. O porta-malas é de 370 litros, podendo ser rebatido para ampliar para 1.255 litros. A BMW oferece o carro com onze opções de cores externas, algumas inéditas. Entre elas, a Misano Blue (metálica), para a top de linha sDrive20i M Sport X; sendo que a sólida Preto II e as metálicas Prata Glacial e Branco Mineral são exclusivas da versão sDrive20i GP.

A cor Branco Alpino (sólida) e outras seis tonalidades de acabamento metálico (Preto Safira, Cinza Mineral, Azul Mediterrâneo, Galvanic Gold, Sunset Orange e Sparkling Storm) estão disponíveis para ambas as versões do BMW X2.

X2 é oferecido por R$ 211.950, na versão sDrive20i GP, e R$ 246.950, na opção top de linha sDrive20i M Sport X.

Roberto Nunes é jornalista automotivo e cobre desde 2002 os principais lançamentos nacionais e eventos internacionais como os salões de Paris, Frankfurt, Detroit, Tóquio, Pequim, Buenos Aires e São Paulo. Edita hoje o site autosemotos.com e apresenta o programa Autos e Motos TV (SBT Bahia)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp