Testamos: Camaro 2019 chega em março nas concessionárias

Ícone da indústria automotiva em todo o mundo, o esportivo Camaro reserva sorrisos largos para quem senta no banco do motorista. A Chevrolet apresentou o muscle car no Salão do Automóvel de SP no começo de novembro e realizou uma “degustação” para um seleto grupo de jornalistas na pista do autódromo particular da Fazenda Capuava, na região de Campinas, São Paulo.

Com a pista liberada para voltas rápidas, o jornalista Roberto Nunes embarcou inicialmente no Camaro SS conversível para conhecer as melhorias visuais e, especialmente, as mecânicas promovidas pela Chevrolet na sexta geração do esportivo. Na primeira acelerada a empolgação é grande. O esportivo Camaro SS traz toda força com seu motor V8 de 461 cv e puxa literalmente o cinto de segurança no corpo de quem está ao volante.

O novo Camaro vem equipado com sistema de injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável, aumentando assim a oferta do seu torque de 62,9 kgfm de força. O carro é rápido e acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 290 km/h. Em alta velocidade é imperceptível as melhorias com a nova transmissão automática de 10 velocidades. É bom avisar que o câmbio vem com a inédita launch control (função de controle de largada), um ponto a mais para quem gosta de performance.

Mas, o Camaro também está mais com as “quatro rodas” nas áreas urbanas. O esportivo é de pista e incorporou a terceira geração do MyLink, além de outras tecnologias de ponta, como aquecimento dos pneus traseiros e retrovisor interno por câmera. O Camaro é produzido nos Estados Unidos e hoje já são mais de 6 mil unidades comercializadas no Brasil. A Chevrolet instalou uma nova grade e conjunto frontal com faróis mais moderno com luzes de LED. Desta vez, há novas cores como Azul Egípcio, Laranja Imperial e Amarelo Persa, além do Branco Summit, Preto Ouro Negro e Vermelho Tinto.

Entre os pontos de destaque, a Chevrolet valorizou o V8 do Camaro. O motor tem sistemas de desligamento de quatro cilindros para economizar combustível. O esportivo vem com a função de controle de largada, que  permite máxima aceleração nas arrancadas. O dispositivo de controle de largada pode ser customizado. Assim, altera a leitura da faixa de rotação do motor e da porcentagem de escorregamento das rodas. Fácil de manuseio, basta apenas selecionar a função no painel.

Lançado em 2010 no Brasil, o Camaro vem agora equipado também com sistemas de alta performance e uma plataforma modular Alpha com 11 módulos independentes para melhorar ainda mais a capacidade de reações. É possível otimizar a estrutura e a rigidez da carroceria. O carro tem materiais de alta resistência e freios de competição com quatro pistões Brembo. O novo Camaro ganhou pneus de maior desempenho, mais mais largos na traseira para garantir a tração. As medidas são 245/40 ZR20 na dianeira e 275/35 ZR20 na traseira.

A Chevrolet prepara o lançamento para o primeiro trimestre de 2019 e ainda não há preço definindo para o Camaro 2019 no mercado brasileiro.

O jornalista viajou a convite da Chevrolet do Brasil

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest