Testamos: Moderno, elegante, confortável e potente: esse é o Equinox

Foram trajetos em perímetro urbano e também na estrada. Ao todo, 150 quilômetros. A versão testada foi a de entrada: LT. Mesmo nesta configuração considerada básica, tem mecânica forte e amplo pacote de itens de conforto e tecnologia embarcada. No quesito generosidade, o utilitário da Chevrolet tem detalhes exclusivos como acabamento com revestimento preto, rodas esportivas de alumínio com 18″ ou 19″, faróis tipo projetor de xenônio com luz de condução diurna em LED e grade frontal com moldura cromada e aletas em preto High Gloss.

E assim como a topo da categoria –  Premier -, conta com motor 2.0 de 262 cavalos e transmissão automática de nove velocidades.

Teste

Ao entrar no veículo o motorista já percebe que o Equinox não é qualquer carro. A chave tem sensor de presença e botão de partida. Mas acima de tudo, ele é elegante, desde o volante revestido de couro, painel de instrumentos repletos de sensores e avisos que ajudam o dia a dia a bordo até o revestimento premium dos bancos, painéis de portas.

No painel um dos sensores que chamam a atenção é o “lembrete de banco traseiro”. Também presente no Novo Spin, o alerta ajuda a evitar que pais esqueçam, principalmente, crianças no banco traseiro.

Mas há muitos outros itens tecnológicos. Tem o assistente de partida em aclive (Hill Start Assist), computador de bordo com tela de LCD colorida, direção elétrica progressiva, espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico, além de retrovisor interno eletrocrômico, freio de estacionamento elétrico, trava elétrica das portas com acionamento na chave, vidro elétrico nas portas com acionamento por “um toque” e anti esmagamento.

O Equinox vem também com alarme anti-furto, acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, ar-condicionado dual zone com controle eletrônico de temperatura,  controles de áudio e telefonia no volante e coluna de direção com regulagem em altura e profundidade.

Espaço

O Equinox é um utilitário esportivo de presença e para toda a família. São 4.652 mm de comprimento, 1.843 mm de largura e 1.695 mm de altura.

Destaca-se o excelente espaço interno. Tanto que o entre-eixos de 2.725 mm é um dos maiores do segmento, permitindo acomodar confortavelmente até cinco ocupantes com bagagens. Na parte de trás, um detalhe que poucos prestam a atenção, mas que faz toda a diferença, o piso é plano. O conforto é maior, podendo transportar três adultos tranquilamente em viagens de longa distância. No banco traseiro, há até um descansa-braço com porta-copos escamoteável no assento do meio. O painel frontal, por exemplo, é desassociado do console central, trazendo mais conforto e espaço.

O volume de carga máxima do Equinox pode variar de 468 litros até 1.627 litros, dependendo da configuração dos bancos. O traseiro, aliás, pode ser rebatido por meio de uma funcional alavanca localizada na parede lateral direita do compartimento de carga, criando uma superfície plana, facilitando assim a acomodação de itens compridos.

O porta-malas conta ainda um porta-objetos subterrâneo de 79 litros, que possibilita separar fisicamente diferentes tipos de carga.

Além dos porta-objetos tradicionais que a maioria dos SUVs oferecem, o Equinox conta com um local para acomodar um pequeno guarda-chuva no console da porta do motorista.

Esportivão

Não é à toa que a Chevrolet escolheu o piloto Felipe Massa para ser seu garoto-propaganda. O Equinox é potente. Com motor 2.0 turbo de duplo fluxo com injeção direta de gasolina, com 262 cavalos e 37 kgfm de torque, chega a 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. O empresário Jefferson Raffagnin Maran tem um Equinox. “Ele é muito rápido. Nas ultrapassagens, é muito ágil. Se o motorista descuidar, ultrapassa o limite de velocidade de tanta potência”, disse.

Afinal, como cerca de 90% do pico de torque está disponível de 2.000 rpm a 5.600 rpm, o SUV tem respostas vigorosas nas mais diversas situações de utilização. A retomada de 80 km/h a 120 km/h, por exemplo, é feita em apenas 5,5 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 210 km/h.

Na cidade é semelhante. Basta acelerar para o carro “voar”. Mesmo em altas rotações, continua seguro e silencioso.

Stop/Start

Para auxiliar na eficiência energética o Equinox vem equipado com  sistema Stop/Start, o mesmo do Cruze, que desliga o motor temporariamente em paradas para poupar combustível, e o sistema de grade ativa do radiador. Sua função é reduzir o arrasto através do controle de abertura e fechamento eletrônico das aletas conforme a necessidade de arrefecimento do motor e do sistema de ventilação da cabine.

Entretanto, quem compra um Equinox não deve se preocupar com economia. O carro faz 5 km com um litro de combustível.

Detector de Pedestre

Na versão Premier, a grande novidade é o detector de pedestre com auxílio de frenagem. Caso detecte risco de atropelamento à frente sem qualquer reação do motorista, o sistema emite um alerta e pode acionar automaticamente os freios para mitigar ou mesmo evitar o acidente. Funciona em velocidades entre 8 km/h e 80 km/h.

A linha 2019 do Equinox está disponível em cinco opções de cores: Vermelho Glory, Preto Global, Cinza Graphite, Branco Summit e Prata Switchblade.

A versão LT custa a partir de R$ 142.990 e a Premier tem valor sugerido de R$ 162.990.

Em Foz a concessionária Divisa Veículos está localizada na R. Eng. Rebouças, 1028 – Centro. O Telefone é o (45) 3132-6060

Abilene Rodrigues

Fotos: Favania Andrielly

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp