Testamos – No Dia dos Pais, teste num clássico que nunca sai de moda: Toyota Corolla

O Corolla tem feito história. Começou a ser produzido em 1966 e até hoje surpreende os motoristas. É um carro que exala confiança e credibilidade. E desperta interesse em motoristas de todas as idades. Afinal, um carro que está no mercado há meio século tem seu valor. Apesar de todos os dias serem lançados automóveis no mercado, ele continua sendo um dos melhores na relação custo-benefício.

Tanto o papai Samuel, de 40 anos, como para o papai Abel Rodrigues, de 60 anos, o Corolla XEI 2.0, de 154 cavalos com câmbio automático, foi aprovado. Não é à toa que o Corolla é o sedã médio mais vendido do Brasil. E o 7º colocado no ranking geral de vendas.

Por fora, ele tem um visual agressivo e esportivo. Que foi se modernizando ao longo do tempo. “De tiozão”, como muitos diziam, não tem nada. Por dentro, o acabamento de couro agrada e proporciona uma sensação de veículo luxuoso. O toque do painel é suave (fofinho). O volante se encaixa perfeitamente dando sensação de liberdade, mas com segurança.

Há três opções de pilotagem. A transmissão é automática do tipo Multi-Drive, derivada da tecnologia CVT, que privilegia desempenho, sem abrir mão do conforto e do baixo consumo de combustível. Trocas sequenciais também podem ser feitas por meio das borboletas localizadas atrás do volante. Também há a tecla “Sport Mode” que, quando acionada, altera o mapeamento do software de gerenciamento da transmissão e proporciona ao Corolla um comportamento dinâmico mais esportivo.

Conforto e segurança

Ele vem equipado com ar-condicionado digital; volante com quatro comandos para controle de áudio, computador de bordo e Bluetooth®; Smart Entry – sistemade destravamento das portas por sensores na chave. Basta chegar próximo do veículo que ele destrava automáticamente. O Push Start – sistema de partida sem chave é algo prático e moderno. O espelho retrovisor interno é eletrocrômico e  controle de velocidade de cruzeiro. Vem com acendimento automático dos faróis; painel de instrumentos com tela TFT colorida de 4,2”; sistema multimídia Toyota Play com tela LCD de 7” sensível ao toque e áudio compatível com DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC e rádio AM/FM; sistema de navegação GPS; TV digital e câmera de ré; quatro alto-falantes e dois tweeters; entre outros.

Possui controle eletrônico de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de subida (HAC). O modelo conta com sete airbags – dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista

Dentre outros equipamentos de segurança, estão o sistema de ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis nos bancos traseiros; travamento automático das quatro portas a 20 km/h; cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força; freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem e luz de frenagem emergencial automática.

O Corolla é oferecido em quatro versões: GLi 1.8L, Xei, a XRS e Altis. A versão de entrada GLi é a única equipada com motor 1.8 flex de 144 cv e câmbio CVT que simula sete velocidades. Todas as outras contam com motor 2.0 flex de 154 cv acoplado à mesma transmissão.

Segundo o gerente da Zeni Motors, concessionária Toyota em Foz do Iguaçu, Jairo Paulino, o Corolla está com taxa de juro de 0,99 % ao mês e boa valorização do usado.

O sedã médio vem nas cores: branca perolizada, prata supernova, cinza granito, preto eclipse, vermelho granada e marrom urban.

No Brasil

O Corolla está presente no Brasil desde 1994, com produção nacional a partir de 1998. Atualmente é exportado para Argentina, Paraguai, Uruguai e, mais recentemente, Colômbia.

Em março de 2017, a planta da Toyota em Indaiatuba (SP) atingiu a marca histórica de 1 milhão de unidades produzidas do sedã médio Corolla no Brasil. Mundialmente, a Toyota já ultrapassou a marca de 44 milhões de unidades produzidas do modelo.

O Corolla XEi, testado pela Sobre Rodas está sendo vendido a R$ 109.000,00

A Zeni Motors, concessionária Toyota em Foz está localizada na Avenida Costa e Silva 2323. O telefone é o (45) 3025-9000

 

Abilene Rodrigues

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp