Cedido pela concessionária VW em Foz do Iguaçu, Paraguaçu, a reportagem da Sobre Rodastestou em trechos urbanos e rodoviários. Que arrancada! Ele vai de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, mas quando se acelera forte, a sensação é de o corpo grudar no banco do carro. Típico dos superesportivos.
Mas não é só o desempenho o diferencial do Novo Jetta. Ele está maior e mais inovador, por dentro de por fora. Se mostra um carro ideal para motoristas que não abrem mão nem da potência, tampouco, da sofisticação. Também para aqueles que precisam de um automóvel confortável para passear com a família.
Em sua sétima geração, o carro é baseado na Estratégia Modular MQB, oferecendo design mais arrojado, excelente aproveitamento de espaço interno e tecnologias de classes superiores. É um sedã que ultrapassa os limites de seu segmento.
Tem uma aparência elegante e esportiva, lembrando um cupê, apesar de ser um sedã. Vale lembrar que a grife R-Line estreou no Brasil com o Passat CC, em fevereiro de 2011 com muita esportividade e elegância. Quem não desejou o Passat conversível?
Embora não seja conversível como o Passat, o teto solar panorâmico do Novo Jetta abrange mais da metade da área do teto. Ainda conta com uma tela de vidro entre o para-brisa e o teto solar, aumentando a área envidraçada do teto.
Interno
O interior é algo que encaixa perfeitamente ao motorista esportivo, mas elegante. O painel é todo emborrachado (soft touch), oferendo mais conforto e uma aparência sofisticada. O volante não é redondo, mas um design exclusivo VW.
O cockpit é um ambiente focado no motorista. Os instrumentos e o sistema de infotainment são orientados de forma horizontal e proporcionam fácil leitura. Ao invés de olhar para o lado para acompanhar o GPS, a leitura está bem à frente do motorista, no painel de instrumentos.
Para completar, na parte de trás, o capricho no acabamento segue o padrão dos modelos importados da marca, com destaque para a altura mais elevada das janelas, o que privilegia a privacidade no interior e, ao mesmo tempo, dá maior sensação de conforto aos ocupantes do veículo.
Opções de Condução
Em tempos de combustível caro, o Novo Jetta oferece quatro opções de condução: “Eco”, que privilegia a economia de combustível, “Normal”, que mantém os ajustes de fábrica, “Sport”, para uma condução mais esportiva, e “Individual”, no qual é possível ajustar os parâmetros de direção, transmissão e outros assistentes de condução da forma que o condutor preferir.
Falando em consumo, o carro vem com sistema Start/Stop. Essa tecnologia desliga o motor durante a marcha lenta quando o pedal do freio é pressionado (por exemplo, quando se espera no sinal vermelho). Quando o pedal do freio é liberado, o motor reinicia sem problemas. Isso se traduz em maior economia de combustível, especialmente no trânsito urbano.
Mundo moderno
Se soma ao motor e design arrojado do Novo Jetta, um pacote de completo de equipamentos tecnológicos que chegaram para auxiliar a vida do motorista e passageiros. Sim. Sintonizar a estação do rádio, por exemplo, pode ser feita tanto pelo motorista como pelos passageiros, através da conexão wifi.
Assim, o motorista pode se concentrar exclusivamente na condução carro e deixar a trilha sonora sob a responsabilidade dos demais ocupantes do veículo, mesmo que eles estejam no banco traseiro.
Para isso, ele vem com sistemas de infotainment avançados, com telas sensíveis ao toque MIB II da Volkswagen. Essa tecnologia conta com monitores que utilizam um sensor de toque capacitivo (como na tecnologia de um smartphone ou um tablet, por exemplo) em vez das telas sensíveis ao toque mais comuns que exigem pressão. O resultado é um funcionamento muito mais intuitivo e preciso para o usuário.
Permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas com sensor de aproximação, oferece várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico.
Permite conexão Bluetooth para até dois celulares e traz também os recursos de comando de voz e navegação integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável.
Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”. O “Discover Media” inclui, ainda, o sistema Think Blue Trainer, que auxilia na condução mais econômica, dando dicas ao motorista.
Conforto
O ar-condcionado é digital de duas zonas. Vem como sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), Bloqueio Eletrônico do Diferencial, sistema Start/Stop e Função de Frenagem de Manobra (RBF).
Complementam o conjunto freio de estacionamento eletromecânico (com acionamento por botão), assistente de partida em subidas, vidros, travas e retrovisores externos com acionamento elétrico e volante multifuncional e bancos revestidos de couro
Para facilitar a vida na cidade, vem com câmera traseira para auxílio ao estacionamento, sistema Kessy (chave presencial para abertura e fechamento das portas e acionamento do motor por meio de botão) e espelho retrovisor interno eletrocrômico. O modelo conta, também de série, com o sistema de seleção do perfil de condução e iluminação ambiente ajustável em 10 tonalidades.
O Novo Jetta tem o Active Info Display (painel digital programável), controlador automático de velocidade (ACC), Front Assist com função City Emergency Brake, Detector de Fadiga, Sistema de Frenagem Pós-Colisão e regulagem automática do farol alto (FLA).
Preço parte de R$ 109.990.
Abilene Rodrigues
Fotos: Favânia Andrielly e Divulgação8