Testamos o Mitsubishi ASX 2.0 AWD, um SUV bom para a cidade e para a estrada

Sobre Rodas percorreu trechos urbanos e na estrada

Lançado em 2010 no Brasil, o ASX já sofreu algumas mudanças no visual e também no motor. Por fora, o ASX mantém a linha clássica da Mitsubishi, que tem por tradição carros mais fortes, robustos e seguros. 

A melhor das mudanças ocorreu em 2017, quando passou a ter motor bicombustível. Com motor MIVEC Flex 2.0L Flex, quando abastecido com etanol, gera 170 cv e 23,0 mkgf. Com gasolina os valores são de 160 cv e 22,0 mkgf. Na versão etanol, recebeu nota A no Conpet, avaliação oficial do Inmetro. As rodas diamantadas de 18” são equipadas com pneus “verdes” ecológicos de baixa resistência 225/55 R18 98V.

A transmissão é CVT de 8ª geração, que alia conforto com economia de combustível, gerando menor ruído e mais torque. Ou seja, não tem trocas de marchas, é infinito.

Tecnologia

E o modelo 2018, também chamado de fase 2, ganhou novo pacote de tecnologia. Ele vem com controle de tração, controle de estabilidade, e um detalhe que tem chamado muito a atenção dos motoristas: o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa. Esse sistema evita que o carro volte quando é preciso arrancar em subidas. O estepe foi reduzido para ampliar o espaço do porta-malas, cerca de 15%. Outro detalhe bacana é que influencia diretamente na segurança dos ocupantes é o sistema Tire-Pressure Monitoring System (TPMS) que monitora a pressão dos pneus. Ele avisa o condutor de uma perda de pressão de ar nos pneus.  

Para facilitar a vida do motorista, para destravar as portas, basta estar com a chave Smart Keyless no bolso ou em uma bolsa, e pressionar o botão na maçaneta cromada para que o veículo seja destravado. Para dar a partida, um simples toque no botão Start/Stop Engine. Ao sair do SUV e travar as portas, automaticamente os espelhos retrovisores são rebatidos.

Equipado com Comfort Pack, os sensores de estacionamento traseiros e câmera de ré auxiliam em muito no momento de estacionar, até mesmo em vagas bem apertadas. Assim, ralar o para-choque é quase impossível.  Os sensores de chuvas e faróis de xenônio com acendimento e regulagem de altura automáticos facilitam muito no dia a dia. Pode até parecer besteira, mas o rebatimento elétrico dos retrovisores também são detalhes que auxiliam no estacionar. 

Apesar de por fora parecer compacto e facilitar as manobras diária, por dentro, o carro é ideal par quem tem família. Tem espaço de sobra graças ao amplo entre eixos, de 2,67 metros. No banco de trás, as crianças ficam seguras por causa do ISOFIX, para instalar as cadeirinhas. 

Espaço de sobra para as crianças

Muita visibilidade

Para quem dirige, a boa altura do banco evita cansaço. É como se o motorista estivesse sentado na poltrona de casa. E a grande área envidraçada oferece boa visão da estrada. Em alguns momentos a sensação é de estar completamente livre. 

O volante, que conta com acabamento black piano, tem borboletas também chamadas de paddle-shift e comandos do som. Tanto as borboletas como o piloto automático ajudam em muito nas viagens mais longas. Poder tirar o pé do acelerador por alguns instantes é precioso. O quadro de instrumentos apresenta tudo o que é necessário de forma prática, com computador de bordo no centro, como consumo instantâneo.

A central multimídia é completa: tem Bluetooth, GPS, rádio AM/FM, USB e streaming de áudio e também permite conexão com celulares com sistemas Apple ou Androide.

Grande área envidraçada

9 airbags 

Outro detalhe que chama a atenção, sobretudo, para quem tem filhos, são os nove airbags. Assim, no caso de uma colisão, os pais ficam mais despreocupados. 

4X4

No modelo com tração 4×4, o sistema atua sob demanda, sem intervenção do motorista. Mesmo quando o sistema está acionado, a força do motor é enviada ao eixo dianteiro. O ASX mostra desenvoltura em trechos enlameados, poças e de pequenos atoleiros. A suspensão firme, mesmo passando grande parte das imperfeições do solo para a cabine, proporciona um rodar com boas sensações de segurança e robustez. E garante segurança em curvas rápidas e fechadas.

O carro está com preço promocional. Começa em R$ 99.990, na Brizza, em Foz. 

AV. COSTA E SILVA, 1819, FOZ DO IGUAÇU – PR – (45) 2105-7000 – http://www.brizzamitsubishi.com.br/

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp