Testamos: Renegade tem força no motor diesel e na tração 4×4

A Jeep tem dois grandes produtos: o líder dos SUV´s, o Compass, e o Renegade, modelo de entrada para quem deseja curtir trilhas leves no mundo offroad. Lançado em 2015 como parte dos planos de internacionalizar a marca Jeep, o Renegade ganhou formas inéditas na fábrica de Goiana, Pernambuco. No fim do ano passado, ganhou sua primeira reestilização.

O Renegade 2019 incorporou um novo conjunto frontal e melhorias na parte interna. Para quem está no banco do motorista ou no carona é bem perceptível a mudança no painel de instrumentos e, principalmente, no novo multimídia, com tela maior de 8,4 polegadas e sistema Uconnect aplicado já no “irmão” Compass. No mundo da conectividade e do smartphone, sempre haverá sistemas inéditos no multimídia.

Assim, o novo Renegade vem com um dispositivo de fácil manuseio para poder parear o smartphone por meio das interfaces Android Auto e Apple Car Play. É possível baixar os aplicativos de navegação, como Google Maps e Waze e de música, a exemplo do Spotify e Deezer. O Uconnect 8,4” permite ainda acessar as funções do ar-condicionado remotamente, por toques no monitor ou por comandos de voz.

O jornalista Roberto Nunes testou a configuração topo da gama, o Renegade 2.0 diesel Trailhawk AT9. Entre os itens de destaques, estão lá as rodas de liga leve aro 17, câmbio automático de 9 velocidades, sistema de tração 4×4 com seletor de reduzida e um teto solar elétrico e panorâmico ofertado como opcional e que custa R$ 8.140. Esta versão do Renegade sai por R$ 136.990. É realmente um preço salgadinho pelo tamanho do SUV da Jeep, que tem espaço mais acanhado no banco traseiro e porta-malas de apenas 320 litros.

Visual Jeep

Entre os SUV´s urbanos vendidos no Brasil, o Renegade tem visual mais de utilitário. Modelos como Hyundai Creta, Renault Captur, Nissan Kicks e até o Ford EcoSport – que vai ganhar versão sem estepe pendurado na tampa do porta-malas – têm pegada mais de crossover. A Jeep aposta no seu DNA e incorporou ainda mais atrativos como nova grade e conjunto de faróis com luzes diurnas em LED e novo formato.

Para garantir o DNA Jeep, a engenharia equipa o Renegade com controles de estabilidade (ESC) e de tração, suspensão independente nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico, direção elétrica, tela multifuncional no quadro de instrumentos e rodas de liga leve, entre outros destaques. Houve melhorias também para as outras versões. Nos modelos Flex, outra novidade é o para-choque dianteiro, que proporciona ao modelo um dos mais amplos ângulos de ataque da categoria, de até 28° (os números são ainda melhores nas opções Diesel, chegando a 30º). O que aumenta a capacidade para enfrentar quaisquer adversidades que venham pela frente.

O Renegade 2019 tem duas entradas USB, uma na parte traseira e novos porta-copos. Quando o Renegade Limited é Cinza Antique, os contornos das aberturas da grade dianteira e as rodas são grafite. Se o veículo é na cor Deep Brown (disponível apenas nesta versão), tais detalhes ostentam acabamento bronze, com a grade grafite. Nas demais tonalidades do Renegade Limited, a grade, as rodas e outros pontos são em prata acetinado. Há duas novas pinturas: Jazz Blue e Billet Silver, esta exclusiva para os Longitude.

O conjunto mecânico do Renegade Trailhawk é outro ponto forte. A Jeep equipa o Renegade com motor 2.0 turbodiesel, de 170 cavalos e 350 Nm de torque, câmbio automático de 9 velocidades e tração integral 4×4, com seletor de mudanças de terreno no console central. Para quem deseja um utilitário compacto e urbano, a mecânica diesel do Renegade é das mais robustas com boa potência. Para quem deseja usar o carro em trilhas leves – ou até as pesadas desde que o condutor tenha experiências no uso dos equipamentos para transpor obstáculos nas situações offroad -, o sistema 4×4 é avançado e oferece extrema segurança para as brincadeiras na zona rural.

Preços e versões:

1.8 Flex AT6 (exclusivo para PCD) – R$ 69.999

Sport 1.8 Flex MT5 – R$ 78.490 (redução de R$ 7.000)

Sport 1.8 Flex AT6 – R$ 83.990 (redução de R$ 8.000)

Longitude 1.8 Flex AT6 – R$ 96.990 (valor igual)

Limited 1.8 Flex AT6 – R$ 103.490

Longitude 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 125.490

Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 136.390

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp