Testamos: Totalmente reformulado, Novo SPIN é apresentado em Foz do Iguaçu

A montadora reuniu cerca de 700 pessoas de várias partes do Brasil e da Argentina, entre elas, jornalistas, concessionários e frotistas. “Esse é um carro do Mercosul, escolhemos Foz para lançar o Spin 2019 por ser um símbolo de união dos países”, disse o Diretor de Comunicação Corporativa e Marca da General Motors Mercosul, Nelson Silveira.

Após a apresentação do carro os participantes puderam testar os veículos. A reportagem do portal Revista Sobre Rodas participou do evento.

Foram pelo menos 85 quilômetros em trajetos urbanos e rodoviários, com paradas estratégicas nos dois principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu: a Usina de Itaipu e as Cataratas do Iguaçu.

Carro de família

Lançado em 2012 e consagrado com uma das principais escolhas dos taxistas, o novo Spin chegou com a proposta de agradar as famílias da América Latina. Além da parte exterior que foi totalmente reformulada, um dos detalhes que mais chamam a atenção é a opção de sete lugares: Activ e Activ7. Em ambas as configurações a fileira de bancos central é deslizante, permitindo assim ampliar o volume de carga ou o espaço para os ocupantes. Com a opção de cinco ocupantes a Activ7, o porta-malas tem 710 litros, mas pode chegar 756 litros com a fileira central de bancos toda avançada, quase o dobro da capacidade ante alguns rivais.

Mas ainda tem muito mais. Ele recebeu melhorias também na parte mecânica. Tudo para adequá-lo às novas demandas do consumidor que busca um veículo multifuncional cheio de estilo, com posição elevada de guiar, mais sofisticado e esportivo.

Pouco sobrou do antigo Spin. A traseira, por exemplo, foi remodelada de cima até embaixo. O carro agora traz um aerofólio esculpido na parte superior da tampa, que ganhou janela com contornos mais envolventes, nicho central para a fixação da placa e lanternas mais alongadas e bipartidas, como na maioria dos utilitários esportivos.

Já o estepe, antes fixado na parte externa da tampa, foi deslocado para a região do assoalho, sob o porta-malas, melhorando o acesso ao compartimento e a visibilidade traseira.

“O Chevrolet Spin sempre mesclou características de vários segmentos para atender consumidores com necessidades diversas. O Novo Spin Activ segue este mesmo princípio, porém agora com estilo mais próximo ao de SUVs urbanos e sem abrir mão de sua maior virtude: o amplo espaço interno”, explica Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.

Segurança

Como a montadora pretende conquistar as famílias, ele recebeu uma série equipamentos de segurança como pontos de ancoragem para cadeirinhas infantil do tipo Isofix e Top Tether além do quinto apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos no assento central.

O modelo também se sobressai quanto a conectividade, com o multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay além do sistema de telemática avançada OnStar, que agora é capaz de alertar o usuário para o não esquecimento de objetos e pessoas nos bancos traseiros do carro, semelhante ao sistema do Chevrolet Equinox.

A tecnologia exclusiva Chevrolet permite, entre outros serviços, comandar funções do veículo e realizar checagem de sistemas de forma remota, por meio de aplicativo no smartphone.

Na linha 2019, o Novo Spin soma ainda comodidades como a câmera de ré com linhas guias, acionamento automático do limpador de para-brisa, acendimento automático e ajuste de altura dos faróis, além de repetidor de seta nas laterais do veículo.

“O Novo Spin Activ foi projetado para satisfazer os asseios do consumidor moderno que busca um automóvel de visual aventureiro, acessível e que combine com o novo estilo de vida dele, tenha presença, espaço e versatilidade. Esta nova identidade mais esportiva e sofisticada do produto precisava estar presente também no comportamento dinâmico”, contextualiza Fabiola Rogano, vice-presidente de engenharia da GM.

Melhor desempenho

O Novo Spin Activ é equipado com motor Flex 1.8 ECO de até 111 cavalos de potência e 17,7 kgfm de torque e transmissão automática de seis marchas. O conjunto motriz também foi refinado na linha 2019 para o funcionamento suave.

O Spin Activ7 acelera de 0 a 100 km/h em até 11,3 segundos e de 80 a 120 km/h em até 9,7 segundos, enquanto o consumo urbano é de 10,3 km/l (G) e 7,0 km/l (E) e o consumo rodoviário é de 12,0 km/l (G) e 8,3 km/l (E), de acordo com dados do Inmetro.

Cores e preços

O Novo Spin Activ estreia em seis opções de cores para a carroceria: Preto Ouro Negro, Branca Summit, Prata Switchblade, Cinza Satin Steel e Azul Old Blue Eyes, além do inédito Amarelo Stone.

Os valores partem de R$ 63.990, com câmbio manual. A versão topo Activ 7 custa R$ 83.490.

Abilene Rodrigues

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest