Lançamentos

Testamos: Toyota Prius, um hatch premium, com consumo de moto?

O Toyota Prius tem todos os atributos de um hatch médio premium. O visual é arrojado e futurista, tanto por fora como por dentro. É confortável, seguro e tem muitos equipamentos tecnológicos que facilitam a direção. Entre eles, sensor de estacionamento, controle de tração, comandos de som ao volante, computador de bordo, partida por botão, ar-condicional digital (dual-zone), câmbio automático cvt, piloto automático, entre outros que são apenas dele, como o silêncio. É até difícil perceber que está ligado.

A reportagem do portal Revista Sobre Rodas passou um final de semana a bordo do Prius. Dirigir um carro híbrido era uma curiosidade. Muitas perguntas. Boas respostas. Inclusive seu diferencial.

Ele tem algo que boa parte dos motoristas busca, baixo consumo de combustível. O Prius é um mestre em economia. Estimula qualquer pessoa a sair de casa. O seu consumo pode ser comparado ao de uma moto. Graças a sua tecnologia híbrida (ainda pouco conhecida e explorada no Brasil) ele chega a percorrer até 20 quilômetros com um litro de gasolina. E diferente da maioria, ou de 100% dos automóveis, ele é mais econômico na cidade que em rodovias.

No painel, em tempo real, é possível verificar a economia de combustível. Ele trabalha com dois motores. Um elétrico e outro movido à combustão. O recurso permite acompanhar, quando o carro está se movimentando com um dos motores ou simultaneamente com os dois.

Se parado, num semáforo, por exemplo, nenhum dos dois.

Condução

Há três opções de escolha de condução. Normal: 50% elétrico e 50% à combustão. Power Mode, onde utiliza-se 70% de gasolina e 30% da bateria ou Eco Mode, utilizando 70% da bateria elétrica e 30% da gasolina.

Um dos detalhes que mais chamam a atenção é que a bateria não precisa de tomada para ser recarregada. Ela se auto recarrega quando ocorrem as frenagens. Isso ocorre nas desacelerações. O fluxo se altera, capaz de transformar energia cinética em elétrica. Quanto mais longa e forte for a frenagem, mais energia é direcionada para as baterias. Esses é um dos motivos porque é mais econômico na cidade.

Revisão

Segundo o gerente da Zeni Motors, concessionária Toyota em Foz, essa tecnologia é o futuro dos automóveis. Na Toyota isso já é realidade. Hoje tem o Prius. Em breve, estará presente nos outros modelos da marca.

Ele tem até oito anos de garantia. As revisões são feitas a cada 10 mil km. A primeira delas custa R$ 239,49. A mais cara é da de 60 mil km, R$ 999.

“Já foram vendidos mais de 2 milhões de Prius no mundo. No Brasil é o híbrido mais vendido. É um carro de vanguarda. Vale a pena o investimento”, disse.

O valor do Prius é tabelado. Ele custa R$ 129.900.

A concessionária Toyota Zeni Motors fica na Av. Costa e Silva, 2323. O telefone é o  (45) 3025-9000.

Abilene Rodrigues

Deixe uma resposta