Lançamentos

Tiggo 5X disputará a preferência entre SUVs já consagrados

O Tiggo 5X chega nas concessionárias CAOA CHERY, na segunda-feira (16), com a missão de conquistar espaço num dos segmentos mais concorridos do mercado: a dos utilitários esportivos (SUV).

Apesar de o modelo mostrar a evolução da marca chinesa com um design arrojado, repleto de equipamentos tecnológicos, bom desempenho e sistemas de segurança modernos, poderá enfrentar resistência em relação ao preço: R$ 86.990 na versão T e R$ 96.990 na TXS.

Com esse valor, o Tiggo 5X disputará a preferência do consumidor diretamente com utilitários esportivos já consagrados como Hyundai Creta, JEEP Renegade, Honda HRV e  Nissan Kicks.

Embora seja fabricado na planta da Caoa Chery em Anápolis (GO), e nem de longe lembrar os antigos modelos coreanos, o Tiggo 5X pode sofrer preconceito por ser de uma marca chinesa, por algumas peças ainda serem importadas e pela marca ainda ter poucas concessionárias no Brasil.

O carro

O Tiggo 5X será vendido em duas versões: T e TXS. Ambas vêm com motor 1.5 litro turbo flex. Têm bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variáveis (VVT), coletor de admissão variável (VIS), potência máxima de 150 cv / 147 cv (Etanol/Gasolina) a 5.500 rpm e torque máximo de 21,4 kgfm (Etanol /Gasolina).

Na pista de teste da fábrica, em Anápolis (GO) foi possível perceber o desempenho do nível de torque que se faz presente já às 1.750 rpm, e que permanece estável até as 4.000 rpm, proporcionando bom desempenho para o carro, principalmente nas acelerações e retomadas de velocidades.

A esse motor vem acoplado a transmissão automática de dupla embreagem (DCT) com seis velocidades. As marchas podem ser mudadas automaticamente ou manualmente por meio da alavanca posicionada no console central. O Tiggo 5X conta com dois modos de condução, ECO que privilegia o consumo de combustível, e SPORT que oferece uma dirigibilidade mais esportiva.

Foi possível testar também desempenho nas curvas. O carro se saiu bem, pois é amparado pelos controles de estabilidade e tração, suspensões independentes tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira. Os freios são a disco nas quatro rodas, ventilados nas dianteiras e sólidos nas traseiras, o que ajuda nas frenagens, até nas poças d´água.

Para jovens ousados

Segundo a montadora, o design deverá atender bem o público jovem e aventureiro. As saias laterais tem detalhes cromados, para-choque dianteiro, traseiro e molduras dos para-lamas pintados na cor preta, deixando o carro com um aspecto mais robusto e off-road ao carro.

A versão top de linha conta ainda com os pneus 225/55 e rodas de liga de 18” e um teto solar panorâmico (vidro fixo) com 1.018 mm de comprimento por 784 de largura. Uma cortina de acionamento elétrico isola o compartimento do calor com apenas um toque.

Segurança

O SUV tem sua concepção baseada na plataforma modular T1X, oferecendo ao carro mais segurança. O sistema é chamado de Integrated Cage Body (Corpo de Habitáculo Integrado). Segundo a montadora o sistema construtivo utiliza 60% de aço de alta resistência em sua estrutura, e 8% de aço de alta resistência nos pontos estratégicos da carroceria. Esse alto nível de rigidez estrutural, além da segurança, melhora muito o comportamento dinâmico do carro. E promete ser o mais seguro da categoria.

Na parte inferior da plataforma, sob o assoalho, o Tiggo 5X conta com estruturas longitudinais que absorvem e distribuem uniformemente a energia gerada por uma eventual colisão, proporcionando maior resistência e segurança aos ocupantes do carro. Além disso, vem com até seis air-bags (dianteiros, laterais e de cortina) e uma ampla gama de sistemas de assistência à condução.

Conforto e praticidade

O Tiggo 5X mede 4.338 mm de comprimento, 1.830 mm de largura e 1.645 mm de altura. A distância entre eixos é de 2.630 mm.

O porta-malas é menor que a dos concorrentes, possui capacidade de 340 litros (expansível para até 1.100 litros com o rebatimento dos bancos traseiros) e também conta com espaço para armazenamento de pequenos objetos em ambas laterais.

Por dentro, a cabine espaçosa e confortável, e oferece vários recursos de tecnologia e conectividade.

Os bancos do Tiggo 5X são forrados em tecido na versão T e em couro na versão TXS. A versão TXS traz seis ajustes elétricos mais lombar para o banco do motorista.

O volante, também em couro, traz os controles como piloto automático, funções do computador de bordo e controle do multimídia. No painel de instrumentos, entre o velocímetro e conta-giros, está localizada uma tela de LCD de 4,8 polegadas, que apresenta as informações do computador de bordo. No centro do painel está uma tela HD central multimídia de 9 polegadas sensível ao toque, que permite uma experiência interativa, por meio de conectividade de smartphones com Apple Car Play e espelhamento do sistema Android, possibilitando inclusive a operação do sistema de ar condicionado.

Entre os itens de conforto, o veículo vem equipado, com sistemas keyless de partida sem chave, direção elétrica, ar-condicionado eletrônico, saída de ar para os ocupantes da 2ª fileira, câmera de ré e controle de pressão e temperatura dos pneus. O freio de estacionamento elétrico é acionado automaticamente assim que o veículo é desligado.

O Tiggo 5X tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio. Antes de ser colocado para a venda, o modelo passou por teste no Centro de Pesquisa da CAOA CHERY. Rodou 80 km, todo monitorado por especialistas.

Ele será ofertado nas cores Branco Perolizado, Preto Metálico, Cinza Metálico e Prata Metálico.

Abilene Rodrigues, para a Gazeta do Povo a convite da montadora

Deixe uma resposta