Turismo

[Top 10] Sistema de saúde italiano fica entre os melhores do mundo

Toda pessoa deveria ter acesso a uma saúde pública de qualidade e, justamente nesse sentido, o sistema de saúde italiano não deixa a desejar, uma vez que está entre os melhores do mundo. Vem saber mais!

sistema de saúde italiano está entre os líderes do mundo, segundo um levantamento publicado pela prestigiada revista científica The Lancet, no estudo Healthcare Quality and Access Index, que é focado no acesso e qualidade aos serviços de saúde e coordenado pelo Instituto Pediátrico Burlo Garofolo de Trieste.

De acordo com o ranking Global Burden of Disease (GBD) o sistema de saúde italiano ocupa a 9ª posição entre os melhores do mundo. Já os países que ocupam as primeiras posições são Islândia, Noruega, Holanda, Luxemburgo, Austrália, Finlândia, Suíça e Suécia.

Para ser considerado um dos melhores, o sistema de saúde italiano precisa levar em conta muitos fatores tais como o sistema sanitário, acesso a curas e tratamentos, suporte e atendimento, velocidade no atendimento, entre outros.

Entretanto, de acordo com dados de 2017, a expectativa de vida na Itália é de 85,3 anos para mulheres e de 80,8 para homens. E esse foi, justamente, um dos empecilhos para que ele alcançasse posições mais altas segundo Lorenzo Monasta, do IRCCS, em relato à ANSA: “Emergiu um quadro positivo, mas com alguns pontos críticos, por exemplo, a população está envelhecendo rapidamente e, na Itália, temos uma das taxas de fertilidade mais baixas do mundo (1,3%) e uma das mais altas expectativas de vida, o que eleva a incidência de doenças ligadas ao envelhecimento, como a demência e o Mal de Alzheimer”. 

Como funciona o estudo que classificou o sistema de saúde italiano?

Publicado na revista britânica The Lancet, o estudo tem como base um índice que mede a qualidade e o acesso dos sistemas de saúde.

 

Enquanto isso, a qualidade do serviço de saúde foi medida através do índice HAQ (Health Access and Quality Index), que considera vários parâmetros do sistema sanitário e de acesso a curas e tratamentos.