Toyota SW4 2021 é o SUV seminovo mais fácil de revender

Autotech que é um dos três maiores marketplaces de carros novos e usados do país, a Mobiauto acaba de divulgar um levantamento que retrata um cenário esclarecedor da principal categoria de automóveis do mercado brasileiro: os SUV´s. A proposta foi simples: quais os utilitários-esportivos seminovos mais anunciados e mais acessados da plataforma. Útil aos consumidores que se importam com a facilidade (ou a dificuldade) de comercialização de seus SUV´s, a pesquisa efetuada pela equipe de estatística da Mobiauto é reveladora… para quem vende. Da mesma forma, esse retrato é altamente transparente para quem compra.

A pesquisa cruza dados interessantes: os anúncios versus os acessos de cada SUV seminovo (2023, 2022 e 2021) nos primeiros cinco meses desse ano. No cruzamento entre essas duas grandezas, está a resposta mais importante da pesquisa: qual o SUV mais fácil de vender?

Uma conta é bem simples: quais os modelos mais anunciados? De acordo com a pesquisa, o Nissan Kicks 2022 é o campeão de volume de anúncios, com 6,46% de todas as ofertas dessa fatia de mercado, lembrando que essa amostragem só leva em consideração veículos com até 3 anos de uso e desconsidera modelos que tenham tido menos de 0,01% do volume de classificados. Em seguida aparecem o Citroën Cactus 2022 (2,88% dos anúncios) e o Peugeot 2008 do mesmo ano (2,73%). Confira a lista dos dez modelos mais anunciados.

Os veículos que despertam maior interesse no volume de cliques dos internautas (ou compradores), por sua vez, compõem um cenário bem distinto na lista dos dez mais relevantes, embora os “campeões” sejam praticamente os mesmos. O Kicks 2022 mantém a liderança, com quase 1,64% dos acessos, mas traz o Jeep Renegade 2021 na vice-liderança (1,52% dos cliques) e o Citroën Cactus 2022 na terceira posição (1,34%). Do sexto modelo em diante, as mudanças são maiores.

“Entendo que esse levantamento foi bastante meticuloso para esclarecer a relação entre oferta e demanda dos

SUV´s seminovos no Brasil. Estou muito orgulhoso do trabalho feito pela equipe”, afirma o economista Sant Clair Castro Jr, consultor automotivo e CEO da Mobiauto.

A pesquisa não só auxilia a orientar compradores, mas também é um instrumento precioso para os vendedores. Ele indica estatisticamente quais os modelos mais fáceis de serem vendidos. Basta comparar os percentuais entre oferta e procura. E cita o caso dos modelos da Toyota como exemplo. Quando se soma os percentuais de anúncios do Toyota SW4, RAV4 e Corolla Cross, nos três anos-modelos que integram a pesquisa, atinge-se um total de somente 0,02% dos anúncios. “Já a soma de percentuais de cliques sobre esses três modelos aponta para 0,49%. Ou seja, isso é matemática simples: para quem está vendendo, o número de concorrentes é baixo e a procura por esses carros é alta. Em outras palavras, os modelos da marca tendem a ser mais fáceis de serem vendidos”, esclarece.

“No caso do campeão do ranking, inclusive, observe que ele possui uma relação entre anúncios e acessos que é 31 vezes maior. Na prática, tem muita gente querendo comprar SW4 e pouca gente vendendo”, observa Castro Jr. Veja os dez modelos que tiveram as relações mais favoráveis em número de acessos versus volume de classificados.

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