Turismo

Turismo: Festival das Cataratas começa dia 12 de junho em Foz

Autoridades e representantes do trade turístico participaram nesta quinta-feira (21), na Churrascaria Rafain Show, do lançamento oficial do 14º Festival das Cataratas. Mais de oito mil pessoas são esperadas para o evento, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de junho, em Foz do Iguaçu (PR).

Durante a solenidade, o idealizador e coordenador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, destacou que a participação do público e o apoio dos parceiros têm sido fundamentais para a consolidação do evento, que hoje é considerado um dos três maiores do turismo nacional. “Esse tamanho e essa representatividade são resultados da dedicação de cada um de vocês”.

Angeli também apresentou a evolução do evento ao longo de sua trajetória de 13 anos. O número de participantes, por exemplo, saltou de 1115 em 2006 para 8430 em 2018, sinalizando um aumento de mais de 600% no período.

Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Carlos Silva, o Festival “é importante para a cidade e o desenvolvimento regional. É um momento especial para trocarmos ideias e fazer com que a nossa região turística seja considerada ambientalmente correta e com mão de obra qualificada”.

Para Gilmar Piolla, secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégico de Foz do Iguaçu, o Festival “é a principal ferramenta de marketing e imagem para o difundir uma imagem positiva do Destino Iguassu para os agentes de viagens e players do mercado turístico do Mercosul”.

Para esta edição do Festival estão confirmados os seguintes eventos paralelos: Rodada de Negócios, Salão E-Marketing Cataratas, Salão Adventure Cataratas, Expo Hotel Cataratas, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Salão MICE Cataratas, Hackatour Cataratas, Salão do Vinho Argentino, Salão de Turismo de Compras, Salão de Turismo do Oriente Médio, Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, Arena Gastronômica, além de capacitações, visitas técnicas e eventos sociais.

Mais uma vez a responsabilidade socioambiental será uma das “bandeiras” do Festival. Além da compensação dos gases de efeito estufa, trabalho já realizado há sete anos pelos organizadores do Festival, o Movimento Junho Verde deve ampliar essas ações que visem a conscientização ambiental. “Mais do que incentivar a iluminação verde nas fachadas, queremos conscientizar todos da área do turismo sobre os cuidados com o meio ambiente”, explica Caroliny Matinc, professora e engenheira ambiental. “Foz do Iguaçu quer ser vista como uma cidade mais sustentável”, complementa.

Público

O Festival das Cataratas tem um público-alvo variado, formado por agentes de viagem, operadores de turismo, destinos e atrativos, meios de hospedagens, companhias aéreas, instituições privadas e governamentais, imprensa especializada, influenciadores digitais, profissionais da hotelaria, professores, pesquisadores e estudantes, além de prestadores de serviços, desenvolvedores de tecnologias, entre outros.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta