Os atrativos turísticos de Itaipu Binacional, na fronteira do Brasil com o Paraguai, receberam 390.303 visitantes no primeiro semestre deste ano, volume 6,42% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. O número contempla as visitas institucionais e turísticas de ambos os países.
O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (5), pela Assessoria de Comunicação Social de Itaipu, área gestora do turismo na usina.
Apesar da retração na economia brasileira, o balanço mostra que o setor segue fortalecido na região. A Visita Panorâmica, por exemplo, responsável pelo maior movimento no complexo turístico, recebeu 167.286 visitantes, ante 165.527 do primeiro semestre de 2015 – variação positiva de 1%.
O superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, avalia que as campanhas de divulgação do turismo na usina e do Destino Iguaçu ajudaram a impulsionar a visitação. Uma delas foi veiculada no início do ano, com forte impacto nas redes sociais – um vídeo relacionando oito motivos para o turista visitar Itaipu.
A outra campanha, “Meu Refúgio”, que continua sendo veiculada, é direcionada à divulgação do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV). Estrelada pelo alpinista iguaçuense Waldemar Niclevicz, a ação convida o turista a plantar uma semente de árvore nativa e a participar do maior programa de reflorestamento do mundo realizado por uma usina hidrelétrica.
O resultado foi um salto de 30,87% na visitação do refúgio neste semestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os destaques são os visitantes dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu (acréscimo de 53,13% em relação ao primeiro semestre de 2015) e estrangeiros (54,09% a mais).
No lado paraguaio, a reabertura do Museu da Terra Guarani, em Hernandárias, também ajudou a elevar a visitação da usina. O atrativo permaneceu fechado no ano passado para reforma e voltou a receber turistas neste ano.
“As visitas dos moradores de Foz do Iguaçu, da região e também do Paraguai, que não pagam ingresso, foram as responsáveis pelo resultado positivo”, afirmou Piolla.
Para o segundo semestre, a expectativa é que os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em agosto, ampliem a visibilidade do Brasil no exterior como importante destino turístico e estimulem a visitação.
Como visitar
Mais informações e reservas sobre os atrativos turísticos da usina podem ser obtidas pelo telefone do Turismo Itaipu (0800 645 4645) ou no site www.turismoitaipu.com.br.
Fonte: Assessoria