Turismo religioso: Conheça 10 igrejas, santuários e eventos que compõem o roteiro na cidade de Natal

Existem muitas maneiras de explorar um destino turístico. O Nordeste, por exemplo, costuma ser associado às belas praias, falésias ou dunas e à deliciosa e constante brisa que vem do mar. A gastronomia é, igualmente, um ponto forte. Mas os estados e cidades que compõem a região também carregam muitas histórias. Para quem gosta de frequentar igrejas e santuários – praticando, involuntariamente ou não, um “turismo religioso” –, a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, é uma excelente opção. Por lá, não faltam locais dedicados a esse perfil de viajante.

Para começar o dia com um bom café da manhã, ou descansar após um período inteirinho de caminhada, a sugestão é desfrutar do luxo e do conforto de um hotel exclusivo à beira-mar. Na Praia de Ponta Negra, a dica é o Vogal Luxury Beach Hotel & SPA, com habitações com vista para o mar, cinco piscinas, pool bar, spa L’Occitane, restaurantes, beach service e fitness center.

A seguir, selecionamos dez igrejas e santuários que ajudam o visitante a conhecer melhor Natal e suas histórias. Aproveite também para conhecer os festejos religiosos da cidade e programe-se para participar de ao menos um deles.

Igreja do Santo Antônio

É popularmente conhecida como Igreja do Galo, devido ao formato do cata-vento, e está localizada no centro da cidade. Fundada em 1766, é considerada um dos marcos mais expressivos do barroco natalense. As pinturas que formavam seu teto podem estão expostas no Museu de Arte Sacra.

Igreja de Nossa Senhora dos Rosários dos Pretos

Também no centro de Natal encontra-se a igreja construída por escravos no século XVIII e que era frequentada apenas por pobres e negros. Atualmente, é possível assistir à missa celebrada em latim, com o monsenhor de costas para os fiéis. É a segunda mais antiga da cidade, segundo o historiador Câmara Cascudo.

Igreja Nossa Senhora da Apresentação

Outra igreja em estilo barroco, localizada na Praça André de Albuquerque, mais conhecida como Catedral Antiga ou Sé Antiga. Trata-se da primeira construída no estado do Rio Grande do Norte, em 1599. Foi erguida em forma de pequena capela para a missão de fundação de Natal.

Catedral Metropolitana

É famosa por ter um estilo de construção com linhas ascendentes na forma trapezoidal bastante peculiar. Além disso, no subsolo, debaixo do altar principal, encontra-se a Cripta da Catedral, inaugurada pelo Papa João Paulo II, em 13 de outubro de 1991.

Nossa Senhora de Lourdes

Está localizada em Petrópolis e próxima à Praia de Areia Preta, onde foi enterrado o Padre João Maria. A Igreja foi construída sobre a casa do sacerdote, e o altar sobre o seu túmulo. Precisamente por isso, atrai muitos fiéis natalenses.

Igreja de Bom Jesus das Dores

Trata-se do quarto templo católico erguido em Natal, e guarda imagens antigas talhadas em madeira. A igreja encontra no bairro da Ribeira.

Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Construído em 2009, fica no bairro Nazaré e é dedicado às vítimas do massacre que ocorreu durante a invasão holandesa ao Brasil, em 1645. Lá, é possível encontrar também o quadro dos 30 mártires de Cunhaú e Uruaçu, declarados santos pelo Papa Francisco e canonizados em 2017.

Estátua de Santa Rita

Fica no município de Santa Cruz, a 116 km de Natal. Estima-se que seja a maior estátua católica do mundo, com 56 metros de altura. No dia 22 de maio, Dia de Santa Rita de Cássia, o local vira ponto de encontro de milhares de fiéis católicos e devotos, que lotam o santuário. A imagem, inaugurada em junho de 2010, é considerada um dos pontos turísticos do Rio Grande do Norte.

Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Fátima

É um dos mais frequentados pelos religiosos o qual chama atenção pela missa realizada todo 13 de cada mês. Em dezembro de 2024, Natal recebeu a estátua de Nossa Senhora de Fátima que será instalada em um grande santuário em construção na Zona Norte da cidade. A imagem tem 35 metros de altura e base de 8 metros.

Peregrinação e outros eventos

Outra maneira de imergir no turismo religioso é participar de eventos. Um deles é a Peregrinação das Sete igrejas, que visita as igrejas de Nossa Senhora das Graças, Santa Teresinha, Nossa Senhora de Lourdes, do Bom Jesus das Dores, de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Santo Antônio e de Nossa Senhora da Apresentação, concluindo na Catedral Metropolitana. É realizado durante a época da quaresma como uma forma de caminhada penitencial, unindo momentos de oração com informações históricas sobre cada uma das igrejas visitadas.

Outro dica é a Caminhada Espaços Sagrados do Centro Histórico de Natal. Durante o evento, são visitados templos e locais históricos como a igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, a igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Catedral Metropolitana de Natal, a Primeira Igreja Presbiteriana de Natal, a Sinagoga Braz Palatinik, a igreja Batista do Natal, a igreja Internacional da Graça de Deus, a igreja Presbiteriana Independente, o Colégio Imaculada Conceição, o Templo Maçônico Filhos da Fé, a Praça das Mães, a Praça Padre João Maria e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest