Variedades

UNILA recebe inscrições para curso de língua e cultura árabe

O projeto de extensão da UNILA “Árabe, Arabismo e Islamismo na Tríplice Fronteira” recebe inscrições, até o dia 30 de abril, para o curso de língua árabe. As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, que pode ser acessado em goo.gl/HmI9yb. No total, são 60 vagas abertas a toda a comunidade, e as aulas são gratuitas.

A iniciativa visa abrir um espaço de diálogo intercultural por meio da oferta do curso intermediário e avançado de oralidade e escrita árabe, além de palestras e encontros temáticos sobre a cultura árabe e muçulmana. O projeto é uma ação conjunta com a Sociedade Beneficente Islâmica de Foz do Iguaçu.

“O projeto busca articular extensão, ensino e pesquisa com intuito de entender os processos que resultaram na presença de árabes e muçulmanos na região. Também busca pensar a diversidade cultural da região a partir de processos históricos de formação de Estado, de conflitos, cooperação e integração do Oriente Médio atual, além de, principalmente, refletir sobre a importância geopolítica da região para as relações internacionais contemporâneas”, contextualiza o coordenador do projeto, Mamadou Diallo, docente do curso de Relações Internacionais e Integração da UNILA.

Leitura e produção de texto e trocas culturais, além de encontros e debates, compõem as atividades do curso. “O debate em torno dessas temáticas é muito importante para a região porque permite a desmistificação dos vários preconceitos e pré-julgamentos recíprocos entre a comunidade árabe e muçulmana e os moradores da Tríplice Fronteira. Além disso, esse debate permite mostrar a importância da UNILA para a região”, explica Mamadou.

Fonte: Assessoria

 

Deixe uma resposta