Variedades

Vai viajar para o exterior? Já solicitou a PID?

Quando se tem uma viagem marcada para outro país, surgem um monte de perguntas? Uma delas é se a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é aceita pelas autoridades de trânsito. Em alguns países a carteira brasileira até serve, normalmente para um prazo de 180 dias de acordo com a "Convenção de Viena sobre Trânsito Viário, celebrada em 1968.

Entretanto, mesmo para viagens curtas, o ideal para que possa alugar um carro e circular tranquilamente pelas estradas e rodovias internacionais, é apresentar a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Segundo o Departamento de Trânsito Brasileiro (Denatran), com a PID o motorista estará livre de possíveis transtornos.

Ela é aceita por mais de 100 países e tem informações em oito idiomas (alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo). Com a PID, o motorista já chega no território pronto para dirigir. Mas vale lembrar, a Permissão só é válida se o motorista apresentar junto a CNH.

Como tirar a PID

É fácil solicitar a PID.  Clique aqui e preencha os dados solicitados na página do Detran, como número da CNH. A taxa para a emissão do documento varia de estado para estado. No Paraná custa R$ 96,89. A Permissão leva em média 10 dias para chegar no endereço informado.

O prazo de validade é de três anos ou até a expiração da CNH.

Texto: Abilene Rodrigues

Foto: Favania Andrieli

Deixe uma resposta