O carro é homologado para “drag racing” – corridas de arrancada – da associação nacional norte-americana de Hot Rods e também para diversas categorias da International Hot Rod Association, Mustang Racers Association e National Muscle Car Association.
Primeiro Cobra Jet construído a partir do Mustang 2015, ele também é o único da linha a sair de fábrica com suspensão traseira de eixo rígido. Seu motor usa 75% dos componentes do Mustang GT e tem um supercharger Whipple para percorrer um quarto de milha (cerca de 400 metros) em 8 segundos. O modelo acaba de ser mostrado na Sema, maior feira de acessórios e personalização de veículos do mundo, em Las Vegas.
O Mustang Cobra Jet será vendido nos distribuidores Ford dos Estados Unidos como item de performance, sem número de registro, e já começou a ser produzido na fábrica da Ford em Flat Rock, Michigan, para entrega a partir do primeiro trimestre de 2016.
Legado de vitórias
Durante décadas, o Mustang tem sido destaque em diversas competições, incluindo as corridas de arrancada. O Cobra Jet contribuiu para esse legado com vitórias e recordes em diferentes categorias, desde a sua estreia em 1968. O programa atual começou com 50 carros do ano-modelo 2008 e continuou com edições limitadas de 50 unidades em 2010, 2012, 2013 e 2014. O modelo 2016 é disponível nas cores branco Oxford ou azul Deep Impact, cada uma limitada a 25 exemplares.
Entre outros aprimoramentos, o Cobra Jet 2016 traz molas e amortecedores especiais para “drag racing”, freios leves de competição da Strange Engineering, gaiola de segurança, sistema de combustível Aeromotive, bancos Corbeau FIA, cintos de segurança de competição de cinco pontos e transmissão automática de competição.
No desenvolvimento do carro, os engenheiros da Ford Performance aproveitaram, na medida do possível, peças adaptadas já disponíveis na empresa para reduzir tempo e custos. Um exemplo é a bomba de água elétrica do Ford C-MAX Híbrido, usada para resfriar o motor do Cobra Jet mesmo quando não está ligado. Os testes de durabilidade foram feitos com dinamômetros calibrados especialmente para simular corridas de arrancada e de quarto de milha.