Em 23 de fevereiro publiquei uma coluna que começava com a seguinte estorinha:
“Cobalto e City viviam tranquilos em seu pequeno reino, de nome Compacto, no País dos Sedãs. Donos de 96% das terras, eram cercados por seres menores, com quem conviviam pacificamente. Porém, um belo dia chegou ao reino um ser identificado como Virtude, empunhando uma arma estranha, chamada turbocompressor. Virtude ainda causava comoção quando apareceu Cronos, que se autointitulou ‘deus do tempo’ e determinou que os tempos de paz no reino haviam acabado. City reagiu, argumentando que tinha novas habilidades para contribuir com o reino; Cobalto refutou o impacto dos forasteiros, embora eles já tivessem erguido suas moradias no reino.
E agora, qual será o destino de Compacto?”
Menos de dois meses depois já vimos que as coisas mudaram em “Compacto” (uma referência ao segmento de sedãs antes dominado por Chevrolet Cobalt e Honda City). O Volkswagen Virtus caminha para seu terceiro mês de liderança no segmento, com 2.205 unidades emplacadas até agora (dados parciais da Fenabrave).
Quando escrevi a coluna de fevereiro, considerei que o Fiat Cronos disputaria no mesmo segmento, porém, ele foi realocado para o de sedãs pequenos, onde domina o Chevrolet Prisma (essa divisão, embora sirva de parâmetro, trata-se de mera formalidade em alguns casos, já que muitas versões de pequenos e compactos – até mesmo de médios – concorrem em preços e equipamentos).
Mesmo assim, o Cronos já está mostrando a que veio e, na parcial de abril, é o terceiro mais emplacado do segmento dele, com 2.112 unidades. Sendo assim, ele fica atrás apenas do líder e do Ka Sedan e se encontra no top 20.
Confira testes com as versões topo de linha do Virtus e do Cronos.
Cecília França