Turismo

Waze: viagens de carro aumentam 68%

Dados de navegação do Waze apontam que as viagens de carro pelo país estão se recuperando – 68% em comparação a setembro de 2019. As viagens parecem estar sendo retomadas, com uma procura grande por destinos locais, ao mesmo tempo, menor para destinos internacionais. Com base nos dados, é possível inferir que a tendência para o verão é de destinos nacionais e com preços mais acessíveis.

Análise de Leandro Esposito, Country Manager do Waze no Brasil: podemos ver que as viagens dentro do Brasil já dão sinais de recuperação e estão acontecendo em um volume muito maior do que em 2019, o que pode ser uma contra tendência para equilibrar o tempo que ficaram isolados. Outro fator que contribui para essa suposição é que os locais com maior navegação são praias e atividades ao ar livre como parques, praças e lagos. Além disso, o estudo mostra que os viajantes estão preferindo opções mais acessíveis em vez de caras – o que pode explicar a recuperação positiva dos campings, e o fato de os hotéis ainda apresentarem menor recuperação da navegação.

Confira a lista das principais movimentações abaixo:

102% atividades ao ar livre (parques, praças e outros)

101% campings

94% praias

68% serviços de carro

44% atrações turísticas e farmácias

29% supermercados

20% postos de combustíveis

14% restaurantes

13% rodoviária

9% hotéis

7% fast-foods

5% estações de trem

Porém, algumas categorias analisadas seguem abaixo nos níveis de 2019 – são elas:

-5% locadoras de automóveis

-18% caixas eletrônicos

-27% aeroportos

-60% casas de câmbio

Para o levantamento, o aplicativo analisou as navegações dos mais de 17 milhões de usuários diários do app e a variação de setembro de 2021 vs. setembro de 2019.