O Turismo, conhecido como, o carro-chefe da economia do município foi tema de requerimento na sessão da última quinta-feira, 04 de maio. O Vereador Dr.Brito (PEN) solicitou, via requerimento, ao Prefeito, informações a respeito do orçamento da pasta de turismo. 

“Temos de incentivar e buscar melhorias para esse setor, porque precisamos de recursos econômicos para essa área do município. Segundo informações, soubemos apenas 60% ou menos do que isso, os recursos destinados à Secretaria de turismo da cidade, apenas foram aplicados”, enfatizou Vereador DR. Brito (PEN). 

A proposição do Vereador quer saber todas as despesas orçamentárias da Secretaria no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2016 e do primeiro trimestre de 2017, indicando o valor da verba orçamentária anual, a respectiva destinação e planejamento de uso dos recursos da pasta. 

“É muito importante o investimento nessa área para fortalecer nossa economia. O Recurso do turismo vem de fora para nossa cidade, de outros países, estados, que circulam aqui e aquecem nossa economia. Temos visto nos últimos anos além do pouco recursos colocados nos orçamentos, eles não são em sua totalidade aplicados e quem perde é o município”, contribuiu o Vereador Elizeu Liberato (PR). 

 

A Vereadora Nanci R. Andreola afirmou que é muito pouco o que se investe na pasta de turismo. “Nem um prefeito investiu em turismo o quanto é necessário em Foz do Iguaçu. Se tivesse o desenvolvimento no turismo, a gente não ia ter tanta falta de emprego como temos hoje. O dia que tivermos uma Secretaria com uma receita relevante, pode ter certeza que vamos melhorar”. 

Outros requerimentos, também de autoria do Vereador Dr.Brito (PEN) receberam aprovação plenária, dentre eles: requerimento nº 176/2017, o qual solicita ao Diretor Superintendente do FOZTRANS informações a respeito dos valores arrecadados com multas de trânsito aplicadas pela Guarda Municipal e com a zona azul e parquímetros no município e requerimento n° 189/2017, o qual Nº 189/2017 do Vereador Dr. Brito que solicita informações com relação às multas aplicadas pela prefeitura em virtude de crimes ambientais.

Com um dia a mais no calendário do que no ano anterior, o feriadão do Dia do Trabalhador trouxe 7.604 visitantes à usina de Itaipu, entre sábado (29) e a data comemorativa, na segunda-feira (1º). O número é o triplo do registrado em 2016, quando o Dia do Trabalhador caiu num domingo e 2.495 pessoas visitaram os atrativos turísticos da usina no fim de semana.

Este ano, nos três dias, a Visita Panorâmica atraiu 5.452 pessoas, ante 1.680 no fim de semana de 2016. O aumento registrado é de 224%. Optaram pelo Circuito Especial 458 visitantes contra 284 no ano passado, um crescimento de 61,27%. Foram ver a oncinha, mascote do Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu, 393 turistas. A unidade recebeu, em 2016, 114 pessoas. Foi a segunda atração mais procurada, com aumento de 244,74%.

O Polo Astronômico recebeu 103 visitantes ante 51 em 2016. O movimento também foi maior no Ecomuseu, com 256 visitas contra 173 no ano anterior. Na Iluminação da Barragem, houve uma explosão na demanda. Foram ver o espetáculo 457 turistas ante 114 em 2016.

As visitas não pagas, de visitantes dos municípios lindeiros, foram pouco mais de mil. Esse número é referente aos moradores da região lindeira beneficiados com o passe livre nos atrativos.

Para o gerente geral do Complexo Turístico Itaipu (CTI), Yuri Benites, o aumento da visitação superou as expectativas porque o feriado caiu numa segunda-feira e veio na sequência de outros dois feriados de bastante movimento (Páscoa e Tiradentes).

Fonte: Assessoria

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Vianna, anunciou a cessão do jornalista Gilmar Piolla, empregado da empresa, para assumir o cargo de secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (1º), durante a posse do novo prefeito de Foz, Chico Brasileiro, e do seu vice, Nilton Bobato.

A cerimônia, no Hotel Golden Park Internacional Foz, contou com as presenças do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Gilberto Kassab, do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e da vice-governadora do Estado do Paraná, Cida Borghetti, entre outras autoridades locais, estaduais e nacionais.

De Itaipu, também estavam presentes os diretores administrativo, Marcos Antonio Baumgärtner, e jurídico, Cezar Eduardo Ziliotto, e o assessor da Direção Geral Ramiro Wahrhaftig.

“Fiz questão de estar presente neste ato de posse para reafirmar o nosso compromisso de renovação da parceria da Itaipu Binacional com a Prefeitura de Foz do Iguaçu”, afirmou Vianna.

“Nosso apoio se traduzirá em ações articuladas e efetivas. Mas também com a liberação de um dos nossos melhores quadros da Itaipu, o Gilmar Piolla, para ser secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos. Ele vai trabalhar em equipe na realização de projetos estruturantes, captação de investimentos privados, empreendedorismo, e outras iniciativas importantes para o desenvolvimento da cidade”, anunciou.

Segundo o diretor-geral da Itaipu, é uma liberação que não implicará em custos para o município e que trará grandes resultados. “O Piolla, que gosta de desafios, vai ser testado ao seu limite a partir de agora. E cumprirá o papel de elo entre as nossas instituições”, afirmou.

A ida de Piolla para a administração municipal foi acertada na última sexta-feira (28), após encontro de Luiz Fernando Vianna com o prefeito eleito Chico Brasileiro e o vice, Nilton Bobato, no gabinete do diretor, no Centro Executivo da Itaipu. Também participaram da reunião o diretor administrativo, Marcos Baumgärtner, e o superintendente de Comunicação Social, David Campos.

Chico Brasileiro afirmou que a “supersecretaria” comandada por Piolla atuará em parceria com as entidades representativas do comércio, da indústria e do turismo e, também, com o Codefoz – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu. Piolla agradeceu o convite e a confiança e disse que a prioridade da nova pasta será “trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento integrado da cidade”.

Veja o perfil do novo secretário de Foz

Com 23 anos de formação, Piolla é funcionário da Itaipu há 14 anos. Exerceu o cargo de chefe da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu por dez anos e sete meses. Antes de entrar na Itaipu, comandou a comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e trabalhou ao lado de grandes jornalistas brasileiros, como Ancelmo Gois, Marcos Sá Corrêa e Gilberto Dimenstein.

Piolla entrou na Itaipu Binacional em 2003, acompanhando Jorge Samek, o ex-diretor-geral brasileiro. Assumiu a Comunicação Social em 2006, após a aposentadoria de seu antecessor, o também jornalista Hélio Teixeira, que havia ficado 10 anos e oito meses na função.

Foi responsável pelo fortalecimento da imagem institucional da Itaipu na última década e pela mudança da imagem de Foz do Iguaçu como destino turístico.

Reestruturou a Assessoria de Comunicação Social da Itaipu, que ampliou suas atribuições e passou a incorporar, além de imprensa e relações públicas, as áreas de marketing, publicidade, audiovisual, planejamento e controle e a gestão da política de patrocínios.

“Foram muitos os desafios ao longo desses anos”, diz Piolla. Um dos mais importantes foi a reformulação da identidade visual da empresa, que era de 1973. Outra ação de destaque, realizada em parceria com a Diretoria Técnica, foi a elaboração do projeto de sinalização de segurança da Casa de Força, na área industrial.

Gestão do turismo

Além disso, a Comunicação Social passou a responder pela implantação do novo modelo de atendimento do turismo na Itaipu, no lado brasileiro da usina, com a criação do Complexo Turístico Itaipu, em 2007. Tanto em relação ao turismo quanto à imprensa, o relacionamento com os públicos de interesse foi ampliado.

“Demos maior visibilidade às ações da empresa e do turismo, com foco na geração de mídia espontânea e nas parcerias com os veículos de comunicação”, diz o novo secretário.

Missão ampliada

Foi na gestão de Piolla que Itaipu passou a apoiar mais efetivamente as ações de divulgação, promoção e qualificação do turismo de Foz do Iguaçu, o que exigiu intenso envolvimento dos profissionais da Assessoria de Comunicação Social. A ação articulada com diversos parceiros do trade turístico e entidades governamentais e não governamentais deu origem à Gestão Integrada do Turismo e ao Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, o Fundo Iguaçu. 

A partir daí foram elaboradas diversas ações de promoção da imagem de Foz, tanto nacional como internacionalmente. A campanha para a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Sete Maravilhas da Natureza, que teve patrocínio da Itaipu, foi o grande destaque. Na época da Copa do Mundo no Brasil, para aumentar a visibilidade da cidade entre os países participantes do torneio, Itaipu assumiu a responsabilidade de apoiar a construção de um Centro de Treinamento de seleções para Foz do Iguaçu, ocupado pela equipe da Coréia do Sul.

Desenvolvimento e infraestrutura

A Comunicação Social da Itaipu também esteve envolvida na concepção do Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu (Codefoz), após os debates realizados durante o seminário “A Foz do Iguaçu no Futuro”. O evento foi uma iniciativa da Itaipu e do Fundo Iguaçu, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi) e outros órgãos do município.

Com o Codefoz e o Fundo Iguaçu, a empresa coordenou projetos de estudos de viabilidade e modelagem do edital de concessão do Marco das Três Fronteiras e do Espaço das Américas; de revitalização das praças da Bíblia, da Paz e do Mitre; e também a reforma da Ponte Internacional da Amizade.

Com trabalho voluntário em seis instituições, Piolla se envolveu diretamente e coordenou a elaboração do novo Plano Diretor e dos projetos de engenharia para o desenvolvimento do novo sistema de pistas do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, em parceria do Fundo Iguaçu com a Infraero.

Coordenou também a elaboração dos projetos executivos de engenharia para duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469), no trecho entre o Hotel Carimã e o portão do Parque Nacional do Iguaçu. Os projetos já foram doados ao Dnit. E foi responsável ainda pela coordenação dos projetos executivos de engenharia para revitalização da Avenida das Cataratas (entre o Boicy e o trevo de acesso à Ponte Internacional da Amizade) e do viaduto da Avenida Costa e Silva com a BR-277.

A pedido do Codefoz, Itaipu coordenou a elaboração do Masterplan geral do projeto Beira Foz e a revisão do Plano Diretor do município, que estão em tramitação na Câmara Municipal. Itaipu também coordenou o estudo de viabilidade e a modelagem do edital de concessão do Parque Aquático Termal de Itaipulândia, que vem se transformando num importante polo turístico regional.

Calendário de eventos

O esporte e a cultura tiveram papel importante na estratégia de geração de mídia espontânea. Foi assim que Itaipu se envolveu no apoio e organização de eventos como a Meia Maratona das Cataratas, as competições nacionais e internacionais de canoagem slalom e rafting no Canal Itaipu, as provas binacionais de triathlon, o Festival de Turismo das Cataratas, os encontros do Programa Cultivando Água Boa, a Feira Internacional do Livro, as exposições no Ecomuseu e o Natal das Cataratas, dentre outros.

Ainda no esporte, com apoio da Itaipu, a equipe do Foz Cataratas de futebol feminino, idealizada pelo saudoso locutor esportivo Luciano do Valle, foi campeã paranaense, da Copa do Brasil e vice da Libertadores. Piolla também articulou o apoio da Itaipu à organização de eventos nacionais e internacionais de stand-up paddle, slackline, pesca esportiva no Lago, beach soccer no Gramadão, e até mesmo os torneios de arremesso de celular e laptop, e o Festival de Arte e Circo no Gramadão, que geraram muita mídia positiva para a cidade.

Programas sociais

Com apoio da Assessoria de Comunicação Social, Itaipu passou a poiar importantes iniciativas dentro do seu Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA). Dessa parceria surgiram projetos que são referência como o Meninos do Lago, Velejar é Preciso, Trilha Jovem e o Viola Lindeira, dentre outros.

Fonte: Assessoria

foto: Kiko Sierich

Fortalecer a indústria de eventos, o turismo e a economia de Foz do Iguaçu. Esse é um dos objetivos do Iguassu Meeting Experience (IME), que reunirá especialistas do setor de vários estados brasileiros de quinta-feira 27) a domingo (30). Participarão dele profissionais que representam mais de 10 entidades de classe nacionais e internacionais.

O Iguassu Meeting Experience é uma promoção do Iguassu Convention & Visitors Bureau, em parceria com seus mantenedores e com o apoio do Sebrae Paraná (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).  “É uma ação estratégica para atualizar profissionais sobre as novas tendências do setor e apresentar a infraestrutura do destino”, afirma Alexandre Jung, gerente de Eventos do Iguassu CVB.

A programação contará com painéis e palestras voltadas à gestão e organização de eventos, que ocorrerão no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort. Também haverá visita de inspeção aos principais hotéis da cidade e visita aos atrativos, buscando sempre destacar o Destino Iguaçu como futura sede de seus eventos.

Ações como o IME são fundamentais para que o Destino Iguaçu continue forte no cenário associativo, tanto nacional quanto internacional. Sabe-se que a oportunidade de apresentar o destino in loco aos participantes potencializa a captação de eventos e os capacita para a escolha de Foz do Iguaçu como sede.

 Indústria

A promoção de eventos é uma das responsáveis pelo desenvolvimento socioeconômico de Foz do Iguaçu. Anualmente são realizados centenas de congressos, feiras, encontros, seminários e conferências, nacionais e internacionais, de tamanhos e segmentos variados.

O setor pode envolver até 48 diferentes tipos de produtos e serviços, com ênfase em logística e comunicação, mas beneficiando também desde a locação de um espaço de eventos até uma equipe de animação. Este ano os participantes de eventos devem injetar na cidade uma receita aproximada de R$ 90 milhões.

Representativo

Entre as entidades confirmadas no Iguassu Meeting Experience estão Associação Brasileira de Propriedade Intelectual; Sociedade Brasileira de Análises Clínicas - Regional PR; Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology; Associação Paranaense de Psiquiatria; e Conselho Regional de Economia 6ª Região – PR.

Também participarão do evento Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional; Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; Sociedade Brasileira de Patologia Clínica; Instituto Brasileiro do Concreto; Sociedade Brasileira de Reprodução Humana e Associação Brasileira da Patologia das Construções.

Foto: Marcos Labanca

O novo chefe da Assessoria de Comunicação Social da margem esquerda da Itaipu (CS.GB), David Campos, foi apresentado aos dirigentes de entidades de turismo de Foz do Iguaçu e também ao prefeito recentemente eleito, Chico Brasileiro, e seu vice, Nilton Bobato. A apresentação foi feita pelo seu antecessor na CS.GB, Gilmar Piolla, quinta-feira (20), no Centro de Capacitação do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotéis).

Foi o primeiro encontro de Campos com representantes do turismo iguaçuense. “Estou à disposição do setor e do prefeito”, disse.

Em debate, as ações da gestão integrada do turismo na cidade, parceria da iniciativa privada e poder público iniciada há mais de dez anos. O trabalho é liderado por Itaipu Binacional, Iguassu Convention & Visitours Bureau (ICVB), Secretaria Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Foz do Iguaçu.

Piolla, que é vice-presidente do Fundo Iguaçu e secretário do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz), apresentou os principais projetos estruturantes do município. Entre eles o Beira Foz, viaduto da Avenida Costa Silva, ampliação do aeroporto e duplicação da Avenida das Cataratas das Cataratas.

Indústria

Chico Brasileiro destacou o turismo como principal atividade econômica da cidade. Disse que, apesar do caixa limitado da prefeitura, “é preciso investir dentro dos limites possíveis”. Para ele, o desenvolvimentismo é sempre a melhor política, pois gera emprego e renda, aumenta arrecadação de impostos e, por consequência, a capacidade de investimento do município.

Quanto aos projetos e ações, destacou a importância do viaduto na entrada da cidade e frisou a importância da construção da Perimetral Leste, para desviar o tráfego de veículos pesados do corredor turístico da cidade, e a construção de pontos de ônibus. “Vamos buscar parcerias com governo estadual e federal para atrair recursos”, completou.

Anfitrião do encontro, o presidente do Sindhotéis e presidente do Fundo Iguaçu, Carlos Silva, destacou o momento como uma demonstração concreta da continuidade e fortalecimento da gestão integrada do turismo. “Juntos, dirigentes do turismo e novos gestores públicos, aperfeiçoaremos esse modelo de parceria para o desenvolvimento de Foz”, afirmou.

Fonte: Assessoria 

Foi um feriadão excepcional para o turismo de Itaipu. Um total de 8.380 pessoas visitou as atrações turísticas da usina,  de sexta-feira, 21, feriado de Tiradentes até domingo, 23. O número é quase 30% maior do que o esperado pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI) para o período. O CTI trabalhava com uma expectativa de 6.500 turistas. Na média, a visitação foi bem superior à do ano passado. Só o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) teve um salto de 80%.

Além do efeito oncinha – a nova atração do RBV-, a alta do movimento é atribuída em grande parte a uma campanha de divulgação da Fundação Parque Tecnológico Itaipu em um quiosque de um shopping da cidade próximo à fronteira do Brasil com a Argentina. Ali circulam dezenas de argentinos, que são os que mais visitam Itaipu, depois dos brasileiros.

O movimento é menor do que o registrado em 2016, nos dados gerais, porque o feriadão teve quatro dias no ano passado - caiu numa quinta-feira. Foram 9.263 visitantes contabilizados no período. Na média diária, no entanto, 2017 ganha. São 2.316 turistas diários em 2016,  de quinta a domingo, ante 2.973 visitantes por dia, neste feriadão, de sexta-feira a domingo.

Para o gerente geral do CTI, Yuri da Silva Benites, a melhoria dos números é um reflexo da retomada da economia nacional. "Os brasileiros aos poucos voltaram a viajar. O Destino Iguaçu tem sido uma boa opção e Itaipu entrou definitivamente no roteiro dos viajantes", diz. 

Comparações

Na comparação dos três dias, 2017 teve visitação superior. O Refúgio Biológico Bela Visita recebeu 445 visitas, um aumento de 80%. Passou de 247 para 445. O Porto Kattamaram teve 70% de crescimento na visitação, de 317 para 539. A visita panorâmica subiu 33%, de 4.069 para 5.415.O Circuito Especial teve um salto de 23%, passando de 525 para 648.  A Iluminação da Barragem e o Ecomuseu tiveram crescimento semelhante. O show de luzes foi visto agora por 845 pessoas ante 739 em 2016, com 14% de aumento. Já o Ecomuseu foi visitado por 338 pessoas contra 298 no ano passado, aumento de 13%.         

Com o fim da temporada de verão, o Terminal Turístico de Três Lagoas  não tem mais salva-vidas, por isso, a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, autarquia responsável pela manutenção do local, indica o uso apenas para visitas e passeios. 

“Como a temporada de verão se encerrou, nós não temos mais salva-vidas para atender os banhistas. Ainda conseguimos contratar por mais um mês um salva-vidas particular, mas o contrato se encerrou no domingo, dia 16 de abril. A temporada de verão oficialmente foi encerrada no dia 16 de março, mas nós da Fundação Cultural decidimos estender o período de banho dos iguaçuenses e visitantes por mais um mês. A partir de agora a parte de banho e acampamentos não estão mais liberados ao público. A prainha segue aberta apenas para visitação, atividades esportivas como caminhadas, pedaladas, entre outras, além de atividades de lazer e turismo”, explicou a Diretora-Presidente da Fundação Cultural, Vera Aparecida Vieira.

Durante quase cinco meses, do final de novembro, até metade de abril, passaram pela Prainha de Três Lagoas aproximadamente oito mil pessoas, entre turistas e moradores da região. Os períodos de maior movimento costumam ser durante as festas de final de ano, quando as pessoas normalmente possuem mais tempo disponíveis. A cada nova temporada de verão, Vera explicou que é necessário fazer sempre uma reforma no local, para atender melhor ao visitante.

“Para toda temporada de verão nós temos que realizar novamente a limpeza, fazer a roçada, organizar a parte de churrasqueiras e acampamentos para o pessoal, também a estrutura do local, ver a parte dos bares e tudo mais, assim como da água, com toda a sinalização, contamos para isso com o apoio da Marinha, que nos auxilia, assim como o Corpo de Bombeiros com os salva-vidas”, disse.

A Guarda Municipal realiza a segurança da Prainha de Três Lagoas de maneira constante, durante todo o ano e não apenas na temporada de verão. No entanto, ainda assim o local sofre em determinados momentos com as ações de vândalos que causam prejuízos e danos ao patrimônio público. 

 A Fundação Cultural alerta ainda que não realiza nenhum tipo de festa ou evento dentro da Praia Artificial de Três Lagoas, e qualquer atividade dentro do local deve ser solicitada a autorização para a Fundação Cultural, que irá avaliar a possibilidade ou não de liberação.

Com assessoria

 

A bebê-onça, nova estrela do Refúgio Biológico Bela Vista, ajudou a impulsionar a visitação ao lado brasileiro de Itaipu entre a Sexta-Feira Santa (14) e o domingo de Páscoa (16). Foram atendidas 7.310 pessoas em todos os atrativos da usina.

O “efeito oncinha” contribuiu para o aumento de 22% no número de turistas no Refúgio, em comparação ao mesmo período de 2016. E também ajudou o Complexo Turístico Itaipu a superar a expectativa para o feriadão, que era de 7 mil visitantes. Para o feriado prolongado de Tiradentes, de 21 a 23 de abril, são esperados 6.500 turistas.

O feriado católico coincidiu com o primeiro fim de semana de exibição ao público da oncinha, ao lado da mãe, Nena. A presença da dupla atraiu mais gente ao local. Ao todo, passaram pela reserva ambiental 481 pessoas entre sexta-feira e domingo. Em 2016, foram 395 visitantes no período.

Neste ano, para atender à demanda provocada pela oncinha, os grupos para o Refúgio foram ampliados de 25 para 40 pessoas. Muitos passeios saíram lotados. O maior destaque na visitação do Refúgio foi de moradores lindeiros, que têm gratuidade no passeio. O número desses visitantes aumentou 283% em relação ao mesmo período do ano passado.

Outros destaques foram o passeio com o barco Kattamaram (aumento de 182%) e a Iluminação da Barragem (10%).

Para os próximos feriados, o Complexo Turístico deve manter a mesma estrutura de atendimento, com horários extras para os passeios e equipes completas.

"Preparamos uma estrutura para receber os visitantes durante a Páscoa e vimos que ela atendeu aos turistas de maneira satisfatória. Por isso, vamos repeti-la para Tiradentes e os próximos feriados", afirmou o gerente geral do Complexo Turístico Itaipu, Yuri Benites.

No Parque Nacional do Iguaçu, foram 26.160 visitantes durante todo o feriado da Páscoa.

41 anos de turismo

No último sábado (15), Itaipu celebrou 41 anos de visitas turísticas. Nesta data, em 1976, a usina recebia seu primeiro grupo turístico, composto por 27 pessoas do Clube de Engenheiros do Rio de Janeiro.

Entrada gratuita

A visita no Refúgio Biológico não é cobrada dos moradores de municípios da região trinacional e lindeiros ao Lago de Itaipu. O benefício também vale para a Visita Panorâmica, Iluminação da Barragem, Polo Astronômico e Ecomuseu. O desconto é de 50% para o Circuito Especial e Porto Kattamaram e estacionamento no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu.

Para ter direito ao benefício é preciso apresentar comprovante de residência recente, acompanhado de documento com foto. Menores de 18 anos podem apresentar comprovante em nome dos pais. Mais informações sobre os atrativos turísticos de Itaipu e reservas no site www.turismoitaipu.com.br.

Fonte: Assessoria

Foto: Nilton Rolin

As obras de readequação do Aeroporto Internacional Cataratas, em Foz do Iguaçu, custarão cerca de R$ 60 milhões, de acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero, estatal que administra o terminal.

As mudanças iniciam ainda este ano e uma das prioridades é a implantação de quatro pontes de embarque, mais conhecidas como “finger”. Elas já estão disponíveis e, em breve, serão transportadas para o aeroporto.

Em paralelo, para que sejam instaladas as pontes, a Infraero está concluindo o projeto para construção de um conector e a readequação da sala de embarque. Segundo a assessoria de imprensa da Estatal, o projeto prevê a mudança da sala embarque para o pavimento superior do terminal. 

O objetivo das obras é oferecer mais conforto aos quase 2 milhões de passageiros que embarcam e desembarcam todos os anos na cidade. Somente nos dois primeiros meses do ano, foram registrados 3.507 pousos e decolagens no Aeroporto Cataratas.

De acordo com o deputado federal Fernando Giacobo, embora as mudanças do terminal de Foz sejam uma reivindicação antiga do trade turístico, não estava na lista de prioridades da estatal. “Mostramos ao presidente da Infraero, Claret (Claret Antônio de Oliveira) que o Aeroporto de Foz é um dos mais movimentados do país, fora das capitais, e precisava urgente de uma “repaginação”. Com essas alterações a sala de embarque triplicará de tamanho”.

A próxima etapa do projeto, segundo Giacobo será o recapeamento da pista. “Estamos trabalhando para oferecer mais comodidade aos passageiros que utilizam o terminal Cataratas”. 

 

LATAM Travel é o novo nome da marca TAM Viagens. A mudança começou depois da fusão das empresas LAN e TAM – que criou a maior companhia aérea da América Latina. Além de trocar de nome, a LATAM Travel vai mudar de endereço. Depois de cinco anos atendendo na Avenida Brasil, no centro de Foz do Iguaçu, a empresa será reaberta a poucas quadras de distância, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 1455, num espaço planejado para dar mais conforto à equipe e aos clientes. A loja começa a funcionar em novo local nos próximos dias, em data ainda a ser definida.

Mais que passagens!

O nome LATAM Travel representa uma mudança de perfil de atendimento e de tipo de serviços oferecidos. A empresa não vende só passagens. É uma agência de viagens completa, equipada para ajudar os clientes a escolherem destinos, traçarem roteiros e preparada para oferecer pacotes com hospedagem, transporte, seguro de viagem, ingressos, passeios... “Quando vendíamos apenas passagens, os clientes nos procuravam com a decisão pronta, era algo limitado. Atualmente, nosso desafio é ter sempre uma experiência diferente para proporcionar e são incontáveis as opções disponíveis,” avaliou o gerente da LATAM Travel, Wolney Biesdorf. O advogado Luís Zamarian, cliente há quase 10 anos, acompanhou todo crescimento da empresa. Ele destaca que a LATAM Travel sempre oferece opções personalizadas, não pacotes “engessados” e ficou animado quando soube da nova loja. “Me disseram que será um espaço com mais conforto, com mais possibilidade de estacionamento... Eu gosto de ser atendido pessoalmente. Digo o que estou planejando e eles procuram as melhores opções. A nova loja vai contribuir ainda mais pra isso,” concluiu. 

Quase 20 anos de atuação em Foz do Iguaçu

A LATAM Travel começou como TAM Linhas Aéreas, na Rua Barão do Rio Branco, no centro de Foz, em 1999. Treze anos depois, em 2012, o endereço da loja mudou para Avenida Brasil, onde está atualmente. No último ano, a TAM Linhas Aéreas passou por uma série de readequações para que houvesse a transformação num dos dez principais grupos mundiais de transporte aéreo. Surgiu a LATAM Travel, especializada em ser mais, em oferecer mais, em encantar mais. Durante esse período de adaptação, a equipe de funcionários participou de treinamentos, com foco na fidelização do cliente. A operadora é a única que permite que o passageiro pontue, no programa de fidelização, com a compra do pacote turístico também. “Nossos clientes pontuam duas vezes. Além de ganharem pontos quando compram passagens, pontuam no pacote e depois podem comprar novos pacotes pagando 100% com pontos”, explicou o supervisor de loja Mario Roberto. A nova loja adota o estilo de comunicação visual criado com exclusividade para atender os clientes LATAM Travel. “O espaço que está sendo montado é surpreendente. Estamos entre as três primeiras lojas do Brasil que adotaram esse novo jeito de atender. É uma grande conquista para a cidade!”, comemorou Wolney Biesdorf.   

Fonte: Assessoria

Ela nasceu mesmo para brilhar. A oncinha deu show no primeiro dia de liberdade dentro do recinto da família de onças no Refúgio Biológico Bela Vista, onde foi solta na tarde desta segunda-feira (10). Em menos de uma hora e meia, a filhote de onça-pintada (Panthera onca) interagiu com a mamãe Nena - brincou, rolou no mato, subiu nas árvores. E, pra completar o espetáculo, nadou. A partir desta terça-feira (11), ela será a nova estrela do Refúgio.

Até o fim desta semana, a oncinha poderá ser vista no recinto instalado no corredor turístico, sempre acompanhada da mãe. Se der sorte, o visitante deverá assistir a outros espetáculos da pequenina. A contar pela desenvoltura desta segunda-feira, é provável que o show se repita. A filhote não se acanhou diante da plateia, formada pela imprensa, empregados do Refúgio e turistas das visitas institucionais, e também não se incomodou com a chuva do meio da tarde. Ao contrário. Ficou ainda mais à vontade.

O aprendizado de agora também será importante se a oncinha tiver seus próprios filhotes. No futuro, os cuidados assimilados com a mãe Nena devem ser reproduzidos com suas crias.

A soltura também foi acompanhada pela diretoria de Itaipu. “Os cuidados que Itaipu tem com a natureza e com a preservação estão refletidos boa parte neste momento”, disse o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Vianna. “A ideia é prosseguir com o programa de reprodução. Itaipu é muito mais que uma geradora de energia elétrica e, em breve, vamos anunciar um concurso para o nome da oncinha”. O lançamento deve ser anunciado no aniversário de seis meses do animal.

Revezamento

Na terça-feira seguinte, 18, após o feriado prolongado da Páscoa, quem ocupará o ambiente sozinho será o pai, a onça Valente. Mas a prioridade é para mãe e filha. Não estão definidos os dias de uso de cada animal. A opção pelo revezamento foi adotada para que todas as onças usufruam do recinto.

A área, de 1.100 m², reproduz o ambiente natural e permite que os animais se exercitem, assim como fez a oncinha no seu primeiro dia no local.

Reprodução rara

O nascimento da onça foi um caso raro no Refúgio. Foi a primeira reprodução da espécie em 14 anos. Antes, outras tentativas haviam sido feitas com outros animais como Juma, Tonhão, Valente e Teka.

A reprodução de onças-pintadas em cativeiro pretende contribuir para a manutenção da espécie, ameaçada de extinção na região Sul do País. Hoje, a população de onças-pintadas na Mata Atlântica é estimada em cerca de 200 indivíduos.

“É difícil formarmos casais oriundos da Mata Atlântica para a reprodução, justamente por estarem tão ameaçados”, disse Wanderlei de Moraes, médico veterinário da Divisão de Áreas Protegidas (MARP.CD). Daí a importância do nascimento da oncinha. Ela descende de um casal formado por onças-pintadas vindas de regiões mais próximas do que a Amazônia. Valente é da divisa de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Já Nena é da divisa de Goiás e Mato Grosso. “Foi o local mais próximo que conseguimos. Para nós, é uma conquista”, celebrou Wanderlei.

A Itaipu só recebe animais vindos de criadouros, geralmente sem condições de viver na natureza. A principal preocupação é com a reprodução e com os cuidados com as espécies.

Refúgio

O Refúgio Biológico Bela Vista está instalado em uma área de 1.908 hectares, na margem brasileira da usina, em Foz do Iguaçu (PR). O espaço reúne hoje a maior diversidade de espécies da flora e da fauna regional, muitas delas ameaçadas de extinção. O plantel de Itaipu conta com mais de 420 animais de 70 espécies.

O local é aberto à visitação. Moradores de Foz do Iguaçu, dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu e da região das três fronteiras não pagam para conhecer o atrativo.

Mais do que uma atração turística, o Refúgio Biológico de Itaipu é um importante centro de pesquisas e desenvolvimento de projetos, que recebe especialistas do mundo inteiro.

Como visitar

A visita pode ser feita de terça-feira a domingo. A duração do passeio é de aproximadamente duas horas e meia. Mais informações e reservas para visitar o Refúgio Biológico Bela Vista e outros atrativos de Itaipu podem ser obtidas no site www.turismoitaipu.com.br ou pelo telefone 45 3576-7000.