7 fatos que marcam os 70 anos da Volkswagen no Brasil

Eu recomendo que aniversário, é para ser comemorado. E a Volkswagen do Brasil completou 70 anos de atuação no País no último mês de março sem fazer muito barulho. Nenhuma versão comemorativa ou operação diferenciada para o consumidor notar esse momento tão importante.

Apesar de não termos visto grandes comemorações e num momento em que a marca parece mudar o rumo nas relações com a imprensa especializada, não posso deixar passar em branco esse importante momento.
São sete décadas marcadas por pioneirismos e inovações tecnológicas, onde eu poderia produzir facilmente uma série de colunas, mas vou tentar ser breve e listar, amparado pelo número que a marca investe na América Latina, que são R$ 7 bilhões desde 2022 até 2026, para destacar 7 fatos que marcam a trajetória da Volkswagen por aqui.

1 – Primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha – A história da Volkswagen do Brasil teve início em 23 de março de 1953 em um galpão na rua do Manifesto, no bairro Ipiranga, em São Paulo (SP).
Na época, o sucesso nas vendas incentivou a marca a construir uma fábrica no Brasil que não se limitaria à montagem de veículos, mas que fosse também uma base de exportação para toda a América do Sul.
Assim surgiu a planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) inaugurada em 1959. Além de ser um complexo industrial completo, é também um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos com a mais alta tecnologia e inovação.

2 – Laboratório de Segurança Veicular da VW – Pioneira em segurança veicular e crash-tests no Brasil, a Volkswagen implantou seu Laboratório de Segurança Veicular há mais de 50 anos (1971).
Referência no Grupo VW, o laboratório, na fábrica Anchieta, é um dos mais modernos, avançados e equipados da empresa no mundo para o desenvolvimento de veículos capazes de oferecer o máximo desempenho em segurança.

3 – Tecnologia bicombustível – A Volkswagen foi a primeira marca a lançar em 2003 a tecnologia que permite o uso de etanol, gasolina ou os dois combustíveis em qualquer proporção,
A investigação da possibilidade de usar misturas de etanol e gasolina iniciou em 1992, juntamente com o desenvolvimento do sistema de injeção de combustível com controle digital.
Já no início dos anos 2000, a decisão da Volkswagen em implementar o sistema bicombustível foi suportada pela existência de infraestrutura estabelecida para o etanol, pelo interesse do consumidor, e pela maturidade da tecnologia de controle digital dos motores, desenvolvida ao longo da década de 1990.

4 – Primeiro Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Design – Em 1965, a VW foi pioneira no Brasil ao inaugurar o primeiro Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Design, na fábrica Anchieta.
Nesse período, foram lançados projetos como o Karmann-Ghia, em parceria com a empresa alemã de mesmo nome, além do início de design e pesquisa de modelos que marcaram história, como SP e Brasília, que seriam lançados na década seguinte.

5 – Chega o Gol, uma nova lenda e uma nova família – Em 1980, a VW inaugurou uma nova fase na indústria automobilística nacional com uma nova família de modelos liderada pelo Gol na sua primeira geração.
O sucesso foi tanto que o Gol se manteve na liderança de vendas por 27 anos consecutivos. Após o Gol Geração I, nasceu uma família de veículos com o Voyage (1981), Parati (1982) e Saveiro (1982).
Ainda em sua primeira geração, o VW Gol se tornou o primeiro carro com injeção eletrônica de combustível do Brasil, com a versão GTi 2.0, no fim dos anos 80, trazendo melhorias em desempenho e redução de consumo de combustível e emissões.

6 – O primeiro nota máxima em segurança – O VW up!, lançado em 2014, foi o primeiro compacto de entrada a alcançar a nota máxima (5 estrelas) nos testes de colisão do Latin NCAP. Produzido em Taubaté, o modelo deu sequência à história de sucesso da marca em segurança, iniciada com o Golf, em 2013.
Em seus lançamentos, Polo, Virtus, T‑Cross, Taos e Jetta também gabaritaram os testes do Latin NCAP.

7 – Parabéns! – Há 70 anos, a Volkswagen iniciava sua produção no Brasil em sua primeira sede. Nessas sete décadas, a marca alemã se consagrou como pioneira e vanguardista ao trazer novas tecnologias e inovações para a indústria brasileira, além de modelos icônicos.
Começou com Fusca e Kombi, com peças importadas da Alemanha e 12 funcionários. A aceleração foi visível a partir de 1959, com a inauguração da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a primeira unidade da Volkswagen fora da Alemanha.

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