“A indústria náutica brasileira é uma das melhores do mundo”, diz Ministro do Turismo na abertura do Foz Internacional Boat Show

O Ministro do Turismo Celso Sabino destacou na tarde de hoje (23), na solenidade de abertura do Foz Internacional Boat Show, que o turismo náutico é um dos pontos fortes do Brasil, que movimenta a economia e gera empregos, além de enfatizar a qualidade da indústria náutica brasileira. “Se tiver a oportunidade de comprar um barco, procure um estaleiro brasileiro. A indústria náutica daqui é uma das melhores do mundo”, destacou Sabino.

“A realização deste evento marca a história: o primeiro boat show internacional de Foz trazendo estaleiros brasileiros, consumidores, envolve o turismo náutico, que é um dos pontos fortes do Brasil, e é um atrativo para trazer mais brasileiros a usufruírem o turismo do país, bem como, para atrair estrangeiros”, disse o ministro. Sobre as iniciativas relacionadas ao turismo, destacou que há dois dias anunciou a liberação de meio bilhão de reais para o Fungetur, fundo que financia empreendimentos turísticos no país com juros de 8% ao ano e carência de até 5 anos para pagar, com o objetivo de estimular o setor.

“A Boat Show Eventos cumpre seu papel em movimentar o mercado náutico no país e, agora, também em Foz do Iguaçu. Queremos trazer um novo olhar para esta região com a náutica, para esta cidade que já é um dos destinos turísticos mais visitados do país e tem tanto potencial a ser explorado pelas águas. Sou apoiador e amante da náutica porque o setor movimenta de forma significativa a economia e gera muitos empregos, não tem robôs”, destacou o presidente do Grupo Náutica/ Boat Show eventos, Ernani Paciornik, emocionado, por sediar o evento no Paraná, sua terra natal.

“Estamos construindo aqui o que há de mais moderno no mundo que é o turismo responsável. E quem usa, cuida”, destacou o Secretário de Turismo do Paraná, Marcio Nunes. Já o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, reforçou a importância da sintonia das instituições, poder público e privado, que induzem o desenvolvimento do turismo náutico. “Um novo ciclo de exploração sadia inicia por meio do turismo náutico, que torna a nossa região cada vez mais reconhecida. Sucesso ao boat show, que marca a história da cidade”, afirmou.

“Vamos chamar de ano zero. A partir daqui começar, com todas as forças possíveis, uma política de desenvolvimento de Foz do Iguaçu e região”, reforçou o diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri.

O Paraná é o segundo estado em número de barcos registrados no país, com mais de 70 mil unidades e Foz do Iguaçu é o segundo destino turístico mais visitado no Brasil. Além disso, já que a movimentação turística influencia diretamente no lazer náutico, o setor de viagens, segundo o Ministério do do Turismo, atravessa o melhor ano da história e deve fechar o ano com 106 milhões de viagens aéreas, além da ampliação da malha aérea interna com mais de 90 novos vôos regionais o que permite o acesso facilitado a regiões com alto potencial náutico.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp