Ainda dá tempo: 10 itens de segurança para garantir uma viagem segura no Carnaval

Oficialmente, o Carnaval é um dia só: terça-feira. Mas, na prática, todo mundo sabe que já começou e que só termina na quarta-feira após o meio-dia. Se você está entre as pessoas que pretendem aproveitar o feriado extra-oficial a partir de sexta e pegar a estrada para curtir ou descansar (ou os dois!), ainda dá tempo de fazer um checkup no carro e garantir uma viagem segura. Confira as dicas que a Justos, empresa de seguros  que usa inteligência artificial, tecnologia e design para oferecer um serviço prático que recompensa motoristas conscientes, preparou para você pegar a estrada gastando pouco e com muita praticidade.

Faça uma revisão geral
– Leve seu carro a um mecânico de confiança para uma revisão completa que deve incluir óleo do motor e outros fluidos (água do radiador, fluido de freio, fluido de direção hidráulica), filtros, alinhamento e balanceamento das rodas, estado dos pneus, freios e suspensão, sistema elétrico, tanque de gasolina, suspensão, escapamento, airbags (se tiver) e, claro, faróis.

Verifique os itens de segurança
– Algumas coisas simples podem render surpresas ruins, então verifique o funcionamento dos cintos de segurança, se o extintor de incêndio está dentro da validade e se o triângulo de sinalização está em bom estado.
– Também tenha à mão um kit de primeiros socorros com itens básicos como bandagens, antisséptico, analgésicos.

Limpeza interna e externa
– Retire coisas supérfluas da cabine, e aspire o interior e lave os bancos, carpetes e painéis.
– Não deixe de recolher qualquer coisa que possa estar no chão — itens como latas ou pacotes podem escorregar e acabar atrás dos pedais!
– A limpeza dos vidros e retrovisores é essencial para garantir a visibilidade. Não deixe de conferir o funcionamento do ar-condicionado, que salva vidas (ou pelo menos o bom humor) no caso de uma viagem no sol.

Planejamento
– Defina o roteiro da viagem e calcule a distância a ser percorrida, salvando o trajeto offline no GPS ou em aplicativos de mapas. E tenha a mão os carregadores dos aparelhos, claro!
– Verifique a existência de pedágios no caminho, deixe os valores trocados e em local de fácil acesso ou garanta uma tag para evitar filas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp