Lançamentos

Aliança Mitsubishi, Renault e Nissan terá novos diretores a partir de 1º de abril

O Grupo Renault, a Nissan Motor Co., Ltd. e a Mitsubishi Motors Corporation anunciam hoje novas nomeações na Aliança, que entram em vigor a partir de 1º de abril de 2021.

Véronique Sarlat-Depotte, atualmente Vice-Presidente Executiva de Compras da Aliança e Diretora Geral da Organização de Compras da Aliança (Alliance Purchasing Organization – APO), é nomeada secretária geral da Aliança. Ela continua a ser membro do Board of Management (BoM) do Grupo Renault.
No comando do Escritório de Cooperação da Aliança, Véronique Sarlat-Depotte terá a missão de coordenar os grandes projetos da Aliança, para acelerar e aprofundar as cooperações operacionais e ampliar as áreas de desenvolvimento e aplicação em benefício das três empresas-membro.

Gianluca De Ficchy é nomeado Vice-Presidente Executivo de Compras da Aliança e Diretor Geral da APO, em substituição a Véronique Sarlat-Depotte. Ele passa a fazer parte do Board of Management (BoM) do Grupo Renault.

Hadi Zablit, atualmente Secretário Geral da Aliança, deixará suas funções em 1º de abril de 2021: “Agradeço ao Grupo Renault e aos membros do Conselho da Aliança por terem depositado sua confiança em meu trabalho durante estes vários anos, para a criação e implantação da Renault Digital, desenvolvimento e implementação de parcerias estratégicas e, principalmente, para o relançamento e reconstrução do novo modelo de cooperação da Aliança. Estou passando o Secretariado Geral da Aliança a Véronique, a quem desejo todo o êxito e sucesso.”

Jean-Dominique Senard, presidente do Conselho Operacional da Aliança e do Conselho de Administração da Renault declarou: “Quero agradecer calorosamente a Hadi, que soube dar este novo vigor à Aliança e comandou estas operações altamente estratégicas para as três empresas. Seu trabalho notável nos permite encarar o futuro com otimismo, com um portfolio de projetos à altura de nossas ambições. Comemoro a chegada de Véronique e Gianluca que, durante suas carreiras, desempenharam diferentes funções de responsabilidade na Renault e na Nissan, tendo contribuído para o fortalecimento da Aliança. Graças às suas experiências e grande conhecimento das empresas-membro, eles saberão acelerar a transformação e a dinâmica de cooperação da Aliança, ampliando suas áreas de aplicação.”

BIOGRAFIAS

Véronique Sarlat-Depotte é engenheira pela EPF (Escola Politécnica Feminina).
Entrou na Renault em 1989, na direção de compras. Desempenhou várias funções na Renault e na Nissan, na França e no Japão, na direção de compras, na RNPO (Renault-Nissan Purchasing Organization – Organização de Compras Renault-Nissan) e no escritório do CEO da Renault.
Em 2005, foi nomeada Vice-Diretora Geral de Estratégia de Compras na Nissan Motor Limited no Japão e, em 2007, foi promovida a Diretora Geral desta mesma divisão, na sede japonesa. Em 2009, foi nomeada Diretora Geral de Compras de Peças de Veículos – Carroceria na RNPO. Em 2010, foi promovida a Vice-Presidente da RNPO – Body & Electrical. Em 2014, passou a ser responsável pela implementação da convergência, quando se tornou Diretora Mundial da Aliança Renault-Nissan, RNPO Body & Electrical.
Em janeiro de 2015, Véronique Sarlat-Depotte passou a ser Vice-Diretora Geral de Compras Renault-Nissan e Vice-Presidente da RNPO, passando a ser membro do comitê de direção da Renault.
Em novembro de 2016, Véronique Sarlat-Depotte tornou-se Vice-Presidente Executiva Mundial de Compras da Aliança e Presidente da RNPO.
A partir de abril de 2018, o perímetro da RNPO foi ampliado, passando a incluir a atividade de compras da Mitsubishi Motors. Esta estrutura foi rebatizada de Alliance Purchasing Organization (APO) e Véronique Sarlat-Depotte assumiu o seu comando, como Vice-Presidente Executiva de Compras da Aliança e Diretora Geral da APO.
A partir de 1º de março de 2019, Véronique Sarlat-Depotte se tornou membro do Comitê Executivo do Grupo Renault, que foi posteriormente renomeado para Board of Management (BoM), em 1º de janeiro de 2021 .
A partir de 1º de abril de 2021, Véronique Sarlat-Depotte é nomeada Secretária Geral da Aliança. Ela continua como membro do Board of Management (BoM) do Grupo Renault.

Gianluca De Ficchy é economista pela universidade LUISS (Libera Università Internazionale degli Studi Sociali Guido Carli) de Roma. Iniciou sua carreira na consultoria Ernst & Young, em 1994. Passou a fazer parte do Grupo Renault em 2001, como Diretor Financeiro do RCI Banque na Itália.
Em 2004, foi nomeado diretor de Planejamento & Controle de Gestão do RCI Banque. Em 2007, entrou para o FGA Capital, uma joint venture entre o banco Crédit Agricole e a Fiat S.p.A., onde se tornou Presidente do Conselho de Administração e CEO em 2013.
Em outubro de 2014, Gianluca De Ficchy foi nomeado CEO do RCI Bank and Services. Em abril de 2016, tornou-se Presidente do Conselho de Administração da DIAC S.A., mantendo suas funções de CEO do RCI Bank and Services. Em 2017, foi nomeado membro do Comitê de Direção do Grupo Renault (CDR).
Em 1º de abril de 2018, Gianluca De Ficchy entrou para a Nissan Europa, como Vice-Presidente Sênior e Chairman do Management Committee.
Em 1º de outubro de 2020, Gianluca De Ficchy tornou-se Chairman da Nissan para a região AMIEO, que cobre as atividades das marcas do Grupo na África, Oriente Médio, Índia, Europa (incluindo a Rússia) e Oceania.
A partir de 1º de abril de 2021, Gianluca De Ficchy é nomeado Vice-Presidente Executivo de Compras da Aliança e Diretor Geral da APO. Ele passa a fazer parte do Board of Management (BoM) do Grupo Renault.