Aula inaugural do Criar Jogos será nesta sexta-feira (29), na Secretaria de Estado da Cultura

A aula inaugural do projeto Criar Jogos Labs será nesta sexta-feira (19) no Secretaria de Estado da Cultura, em Curitiba, às 10h. O evento contará com a presença da direta da Burburinho Cultural, Priscila Seixa; do Coordenador de Curso no Sistema Fiep; da secretária Estadual de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande, além dos alunos e gamers que vão fazer uma Storytelling, Narrativa e Ações Afirmativas em Games.

Na parte da manhã, as autoridades participarão de um debate sobre Políticas Públicas para a produção de games. À tarde, 14h, “Um novo olhar sobre a Cultura de Games em Curitiba: Políticas Públicas, Mercado e Universidade”.

As aulas do Criar Jogos já começaram nessa segunda-feira (25) na sede do SESI. Mas ainda pé possível se inscrever pelo site www.criarjogos.com.br.

Para a Priscila Seixas é um momento muito importante para debater políticas públicas sobre o mercado de games tanto no Paraná quanto em Curitiba. “Até pouco tempo o desenvolvimento de jogos era feito apenas com recursos privados. Desde a Lei Paulo Gustavo (2022), o governo passou a disponibilizar verbas para esta área. O Brasil é o quinto país que mais consome jogos eletrônicos, mas não estamos nem entre os dez na produção”, disse.

Segundo a diretora da Burburinho Cultural, o projeto vem exatamente no sentido de mudar essa realidade. Oferecer oportunidade a jovens de vulnerabilidade social e econômica a ter letramento digital e tecnológico a partir de algo que é tão próximo.

“Quando se fala de games, pensam em atletas, mas o Criar Jogos tem a ‘pegada’ cultural. Queremos formar desenvolvedores. Eles terão aulas inclusive sobre cinema, pois para criar um jogo, precisam de personagens, músicas, imagens e uma boa história”, destacou. Priscila ressaltou que quanto menos acessos se tem à tecnologia, mais longe está do mercado de trabalho.

O Criar Jogos Labs é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, BASF, Kinross, Grupo Boticário, BRQ, Sicredi, DataPrev, parceria da Visão Coop e realização da Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Brasil União e Reconstrução, Governo Federal.

Presenciais

No SESI, serão cinco turmas, com 20 alunos em cada sala. Dividido em oito encontros de 1h30 nos laboratórios duas vezes por semana, os alunos aprenderão sobre: Alfabetização Digital, Cultura de Jogos, Roteiro e Narrativa, Programação, Edição de Som, Game Design, Arte e Interface e Criação de Protótipos, além de seis painéis/encontros com grandes nomes da indústria de desenvolvimento de jogos e uma competição, onde os jovens criarão protótipos de games e serão premiados no final.

O curso foi inteiramente desenvolvido sob a coordenação da Burburinho Cultural, que tem sede no Rio de Janeiro. A estrutura é por videoaulas com acompanhamento de monitores especialmente preparados para interagirem com os alunos. Todas as etapas das aulas são como um jogo, em que o aluno também interage com os colegas dentro da plataforma de ensino.

Outras cidades

O projeto iniciado em 2022 já beneficiou mais de 3 mil estudantes, inclusive, como certificação de formação em desenvolvimento de jogos eletrônicos em Itaboraí (RJ), Mangaratiba (RJ), Biblioteca Parque (RJ), São Bernardo do Campo (SP), Guaratinguetá (SP), Paracatu (MG) e Camaçari (BA).

 

@gmail.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp